Pages

Subscribe:

Blog Archive

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

IBGE: ganho das mulheres é menor do que dos homens


Os ganhos de rendimentos do trabalho das mulheres foram menores do que os obtidos pelos homens entre 2011 e 2012, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto o rendimento das mulheres aumentou 5,1% no período, o dos homens subiu 6,3%.

O rendimento médio do trabalho das mulheres chegou a R$ 1.238 em 2012, ou seja, 72,9% do obtido pelos homens: R$ 1.698. Em 2011, o rendimento das trabalhadoras representava 73,7% do valor recebido pelas pessoas do sexo masculino.

“É preciso tomar um certo cuidado, porque nessa média a gente não está levando em consideração a função que ela exerce, a carga horária em que ela trabalha. O trabalho doméstico, por exemplo, tem normalmente rendimentos menores e é feito, em 98% dos casos, por mulheres. Já em algumas ocupações e cargos de chefia, os homens são maioria. É preciso tomar cuidado para não dizer que é simplesmente discriminação pelo sexo”, disse a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira.

Para o economista da Fundação Getulio Vargas (FGV) Fernando Holanda, o dado chama a atenção. “É surpreendente porque, ao longo do tempo, essa diferença tem caído. É preciso analisar melhor ainda para entender isso. Talvez tenha alguma coisa a ver com o fato de mulheres terem entrado em setores que pagam menos”, disse. (Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário