Pages

Subscribe:

Blog Archive

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Corpo de Bombeiros Militar tem déficit de mais de 3.500 membros


No próximo ano, o Rio Grande do Norte irá receber turistas de várias partes do mundo para a Copa 2014. Além de Natal ser uma das sedes do Mundial, o Estado ainda fica entre outras duas importantes sedes que são Recife e Fortaleza. O aumento da circulação de pessoas vem causando preocupação no Corpo de Bombeiros Militar (CBM), já que o órgão está presente em somente 2,9% dos municípios potiguares, limitando-se a Mossoró, Caicó, Natal e Pau dos Ferros.
Além disso, a assessoria do CBM estima que o efetivo deveria ser de 4.200 militares, segundo cálculo da Organização das Nações Unidas (ONU). No total, a corporação conta somente com 640 militares, ou seja, um déficit de mais de 3.500 membros. Além disso, está prevista a aposentadoria de 60 deles para 2014. Em 2002, o CBM tinha um efetivo de mais de mil militares.
"É necessário ampliar o efetivo e as bases em municípios polos como Assu, Guamaré, Currais Novos, entre outros. Em 2002, a corporação contava com um efetivo de 1.060, há mais de dez anos. O número de ocorrências aumentou consideravelmente e o efetivo não acompanhou esse crescimento. Em virtude dessa demanda reprimida, são priorizados os casos de maior gravidade", destaca o assessor.
Ainda segundo o CBM, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) já comunicou que não haverá concurso público. "Já foi comunicado que não será realizado certame e o efetivo da corporação irá diminuir para 580, aumentando ainda mais o déficit", esclarece.
A assessoria também acrescenta que a falta de efetivo tem feito alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ficarem estocados. "Na gestão do comandante Elizeu Dantas, foi criada uma comissão interna de projetos que conseguiu aquisições históricas para a corporação como a renovação da frota e EPIs. Inclusive, alguns equipamentos estão ficando em estoque por falta de pessoal", finaliza.

Efetivo passa por curso de salvamento de vítimas presas às ferragens de veículos

Apesar da falta de efetivo, o CBM vem realizando treinamentos para atuar nas ações de urgência e emergência. Entre os dias 23 de setembro e 4 de outubro, os militares passarão por uma capacitação em acidentes veiculares de grandes proporções com o curso de salvamento de vítimas presas às ferragens de veículos.
"O trânsito irá aumentar muito durante a Copa do Mundo e o efetivo precisa estar qualificado. O Corpo de Bombeiros é o único órgão que pode atuar em ações de desencarceramento, que é a retirada de vítimas de ferragens utilizando equipamentos hidráulicos", afirma a assessoria.
Todo o efetivo deverá passar pela qualificação que conta com princípios como salvamento de vítimas, sistema de comando de incidentes, ferramentas e equipamentos de resgate, manutenção de equipamentos, estabilização de veículos, técnicas de aberturas e acessos, dinâmica do acidente e atendimento pré-hospitalar aplicado às vítimas encarceradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário