Pages

Subscribe:

Blog Archive

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Sesap alerta que 30% dos potiguares ainda não têm cartão SUS


Atualmente, em torno de 70% da população do Rio Grande do Norte já possui o Cartão Nacional SUS (CNS), ou seja, cerca de 2.361.772 milhões de pessoas já têm garantido um acesso mais fácil aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Criado em 1998, o cartão é gratuito e um direito de todos. Por meio dele, é possível marcar consultas, exames, fazer cirurgias, receber atendimento de urgência, medicamentos e, inclusive, ter acesso a procedimentos apenas oferecidos no SUS, como transplantes de órgãos. 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) orienta os 30% que ainda não possuem o cartão a compareceram a uma unidade de saúde e fazerem o documento. Segunda explica a coordenadora estadual do Cartão SUS, Bethânia Lopes, "possuindo ou não um plano de saúde privado, todos devem fazer o cartão, pois funciona como a identificação do usuário no SUS".

Para adquirir o documento, basta procurar um posto ou distrito de saúde ou, ainda, as secretarias municipais de saúde, portando carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e telefone para contato. No caso de crianças ainda sem RG, o cartão pode ser feito mediante apresentação de registro de nascimento e comprovante de residência. 

A confecção do Cartão SUS é feita on line e, caso a internet esteja funcionando normalmente, o processo leva menos de 5 minutos. É possível, ainda, fazer o pré-cadastro do cartão, por meio do site www.portal.saude.gov.br para, em seguida, buscá-lo num posto de saúde, apresentando a documentação exigida. No site, também pode ser adquirida uma segunda via do cartão. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) presta apoio aos municípios, realizando capacitações e orientando-os no que for necessário, para o uso adequado do cartão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário