Pages

Subscribe:

Blog Archive

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Profissionais do Mais Médicos começam a atuar no RN

Médicos  reforçam  estrutura de  atendimento  no Estado



No Rio Grande do Norte, já estão em exercício 16 dos 25 médicos brasileiros cadastrados na primeira fase do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Esses profissionais estão distribuídos nos municípios de Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d'Água do Borges, Porto do Mangue, Serra Caiada e Touros.
Quanto aos demais, até o próximo dia 14, ainda poderão se apresentar três médicos em Natal e um em Ielmo Marinho. Houve quatro desistências, referentes aos municípios de Natal, Alexandria e Macaíba. Além disso, a cidade de Riacho da Cruz, que receberia um profissional, descredenciou-se do Programa, devido ao fato de sua equipe médica já estar completa.
Já no dia 16 de setembro, será a vez de chegarem ao Estado os 25 estrangeiros selecionados, incluindo os sete cubanos que virão em função do acordo do Ministério da Saúde com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Esses médicos já se encontram no Brasil, onde estão sendo qualificados e avaliados com foco nos conhecimentos da língua portuguesa e das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Aqueles que virão para o RN estão participando da qualificação em Fortaleza, no Ceará.
Com relação à distribuição dos estrangeiros no Estado, dos 18 referentes ao Programa Mais Médicos, o município de Ceará-Mirim receberá três advindos da Espanha, Macaíba contará com profissionais da Argentina (2), Cuba (1) e Espanha (1), já o município do Natal receberá profissionais da Argentina (3), Espanha (4) e Rússia (2), enquanto São Miguel do Gostoso ficará com um médico da Itália e Touros com um profissional de Portugal. Dos cubanos relacionados à cooperação técnica com a OPAS, três irão para São Miguel, dois para Riacho de Santana e dois para São Tomé.

Evento discutirá situação do SUS no Estado

Para acolher todos os profissionais vindos por meio do Mais Médicos, a Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), responsável pelo seu monitoramento, promoverá, no próximo dia 19, um evento com o objetivo de apresentar as regiões de Saúde e redes de assistência no RN, de modo a discutir sobre a realidade do SUS no Estado.
A Comissão é composta por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Conasems) e por instituições de ensino superior, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Na última sexta-feira (30), o Ministério da Saúde concluiu a segunda fase de inscrições no Programa Mais Médicos, com o cadastramento de mais 514 municípios e 25 distritos indígenas, totalizando, assim, 4.025 cidades participantes. Além disso, foram inscritos mais 3.016 profissionais formados no Brasil e exterior. O RN será contemplado com mais 17 médicos, que irão para os municípios de Espírito Santo, Francisco Dantas, Ipanguaçu, Itajá, Janduís, Jardim de Piranhas, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Poço Branco, Serra do Mel, Upanema, Viçosa. 
Desde sexta-feira (6) até a próxima segunda-feira (9), os profissionais brasileiros inscritos nessa segunda fase devem fazer a homologação, momento em que firmam o compromisso de trabalho no Mais Médicos. Já entre os dias 16 e 18 de setembro, será a vez de os estrangeiros homologarem, ficando as vagas remanescentes para os médicos cubanos da cooperação com OPAS. Nessa segunda etapa, os brasileiros começam a se apresentar aos municípios em 1º de outubro. Já os estrangeiros chegarão ao Brasil entre os dias 4 e 6 de outubro, sendo avaliados entre os dias 7 e 25 deste mesmo mês e recebidos nas cidades em 28 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário