Entre os dias 1 e 15 de setembro, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) promove em todo o Brasil a X Semana do Peixe. O evento estimula o consumo de pescado no País, por meio do envolvimento de supermercados, bares e restaurantes, escolas, centros de saúde, empresas e instituições na divulgação de diversas iniciativas em torno do pescado.
Estão sendo programados cursos, palestras, seminários, festivais gastronômicos, degustações, campeonatos, promoções em supermercados, venda a preços populares nos caminhões-feira do peixe e e povoamento de alevinos (filhotes de peixe) em açudes e represas com objetivo de ampliar a produção.
O lançamento oficial da X Semana do Peixe acontece em Brasília, na próxima segunda-feira (2), e em todo o Brasil simultaneamente. No Rio Grande do Norte, a abertura dos trabalhos será coordenada pela Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Rio Grande do Norte (SFPA/RN).
O lançamento potiguar da campanha será realizado na sede da SFPA, Avenida Hildebrando de Góis, 150 - Anexo MPA, bairro Ribeira, em Natal. O superintendente de Pesca e Aquicultura no RN, Abraão Lincoln Junior, informa que a campanha serve como âncora para aumentar o consumo de pescado no segundo semestre, pois no primeiro semestre a Semana Santa cumpre este papel.
Estímulo
Dados do Ministério da Pesca e Aquicultura apontam que, no ano passado, esta ação contribuiu para aumentar, em média, 20% o consumo de pescado no País, tendo como atrativos tanto a divulgação do evento como a redução de preços da ordem de 24%. Contudo, os brasileiros ainda consomem menos pescado do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A média atual é de 9 quilos por habitante/ano, quando o ideal seria pelo menos 12 quilos. A previsão do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), entretanto, é de que o consumo nacional de pescado alcançará a média dos 12 quilos até o final de 2015.
Adesões
Os estabelecimentos interessados em participar poderão obter o material nas superintendências federais da Pesca e Aquicultura. As peças gráficas também poderão ser obtidas, na forma de arquivos digitais, para posterior impressão, no site www.mpa.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário