Até o fim do ano, cerca de 12 mil microempresas e Microempreendedores Individuais (MEI) do Rio Grande do Norte serão beneficiados com consultorias personalizadas e gratuitas. Somente na grande Natal a meta é atender 9,2 mil negócios. A iniciativa é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) como parte das ações do programa “Negócio a Negócio”.
Uma das vantagens é que as consultorias são realizadas no ambiente da empresa. Para participar, o empresário pode procurar um ponto de atendimento do Sebrae, na sede em Natal ou nos oito escritórios regionais, que ficam no interior do Estado. Há também possibilidade de se inscrever pelo 0800 570 0800.
O “Negócio a Negócio” é voltado para pequenos empreendimentos, sobretudo microempresas. No Rio Grande do Norte, a partir deste ano, o programa tem priorizado os MEIs. São mais de 46,7 mil autônomos potiguares que podem ser contemplados com noções básicas de gestão e demais soluções oferecidas pelo Sebrae.
Com o programa, a empresa ganha melhor desempenho de produção ou prestação de serviços, bem como desempenho dos colaboradores, melhorias contínuas nas formas de atuação no mercado, maior controle sobre a área financeira da empresa, longevidade do negócio e satisfação do empresário.
Foi o que aconteceu com a costureira Francisca Neta, que possui um ateliê de costura no bairro Cidade da Esperança, em Natal. Através do programa, a microempreendedora de 56 anos percebeu que poderia melhorar o negócio, controlando a qualidade das peças produzidas e também a parte financeira. "Vi que precisava de uma reserva para usar como capital de giro. Nunca tinha atentado para isso. As consultorias me ajudaram bastante".
Programa funciona com consultorias
O programa funciona com três consultorias “in loco”. No primeiro atendimento, o empresário recebe a visita do Agente de Orientação Empresarial (AOE), que levanta dados cadastrais e gerenciais da empresa. Essas informações são analisadas por especialistas, que fazem um diagnóstico do negócio.
No segundo atendimento, o empresário recebe um relatório com orientações empresariais. Esse documento aponta ferramentas de gestão para sanar os pontos fracos identificados. Há ainda uma terceira visita à empresa para avaliação dos resultados alcançados e levantamento das dificuldades encontradas na implantação das melhorias indicadas.
Nessa etapa, o empresário também recebe o 'Caderno de Ferramentas', uma espécie de cartilha que ensina a implantar rotinas essenciais para fortalecimento do negócio, como fluxo de caixa, controle de estoque e cadastro de clientes.
De acordo com a gestora do “Negócio a Negócio” no Sebrae-RN, Ann Cynthia Ferro, todos os atendimentos são rigorosamente avaliados. "Mais que números, estamos priorizando a qualidade da orientação para que as empresas tenham avanços efetivos". Implantado desde 2009, o programa atendeu até agora 30 mil empresas em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte.
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