Pages

Subscribe:

Blog Archive

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

RN deve abrir mais de 120 mil vagas de empregos temporários

emprego_m2

O Rio Grande do Norte tem como principais fontes de movimentação da economia o setor de comércio. Para se ter uma ideia, as pequenas empresas são responsáveis pela maioria das vagas disponibilizadas no mercado de trabalho. 

É no mês de setembro que as contratações temporárias ganham força no mercado de trabalho, com abertura de vagas para o setor de comércio, principalmente. De acordo com a Associação Comercial e Empresarial do Rio Grande do Norte (ACRN), serão abertas mais de 120 mil vagas em todo Estado.

"Serão abertas para empregos temporários com crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado. O percentual é menor do que o período de 2011 a 2012, onde o crescimento foi de 3%", comentou Adelmo Freire.

A pesquisa da ACRN em relação aos empregos temporários mostra ainda a sazonalidade nas contratações. O calendário fica assim: em setembro, as empresas começam a receber os currículos para avaliação; em outubro começa a seleção de pessoas e treinamento e em novembro, as contratações.

Os empregos temporários são contratos de - geralmente - 90 dias que "fixam" o trabalhador até dezembro. Falando em "fixar", de acordo com a pesquisa da ACRN, existem três tipos de perfis de trabalhadores temporários: o que busca o primeiro emprego; o que só pensa o emprego como um "bico" e o trabalhador que está fora do mercado e quer voltar. 

O mercado de trabalho dos empregos temporários tem outra peculiaridade: o setor que mais contrata é o comércio de vestuário que precisa de vendedores, gerentes, caixas e estoquistas. Os outros dois principais contratantes desses empregos são do setor supermercadista e do setor de eletroeletrônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário