Pages

Subscribe:

Blog Archive

domingo, 2 de outubro de 2011

Três estudantes mossoroenses irão disputar uma vaga na etapa nacional do programa Jovens Embaixadores



Três alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), campus Mossoró, foram selecionados entre 49 estudantes na etapa estadual do programa Jovens Embaixadores 2012. Agora os estudantes irão disputar a etapa nacional na tentativa de representar o Brasil.
A etapa estadual do programa Jovens Embaixadores contou com a participação de 49 alunos, sendo que quatros avançaram para a etapa nacional, dentre estes, três estudantes são alunos do IFRN - Campus Mossoró: Késia Nunes, Paulo Vitor e Yuri Loia.
Os candidatos passaram por uma série de avaliações, a primeira delas feita de maneira on-line, em seguida os estudantes realizaram provas escritas e orais, até seleção dos quatro representantes do Rio Grande do Norte.
De acordo com a estudante Késsia Nunes, para eles não importa a decisão final. "Todos já somos mais do que vencedores por nos doarmos como voluntários, por fazermos a diferença através de nossas atitudes no lugar onde vivemos". diz.
Para o estudante Yuri Loia, a oportunidade de ser um jovem embaixador vai ser muito interessante, pois quem for selecionado aprenderá muito na viagem e poderá usar o que ele aprendeu nos trabalhos voluntários.
O estudante Paulo Vitor destaca que ser um jovem embaixador é uma grande responsabilidade, "pois teremos que difundir a cultura brasileira e encontrar elementos na cultura e sociedade americana que possam ser úteis aqui em nosso retorno", afirma otimista.
A etapa nacional consiste em uma análise de todas as avaliações prestadas pelos candidatos, somadas a informações colhidas através de visita realizada pela coordenação estadual à residência de cada um dos participantes.
Ao final, serão 35 estudantes escolhidos para viajar aos Estados Unidos, onde terão a oportunidade de conhecer a cultura norte-americana e representar a cultura brasileira.
A divulgação do resultado final está prevista para a segunda metade de outubro. Os estudante selecionados viajam no dia 6 de janeiro do próximo ano, residindo nos EUA por um período de até quatro semanas. 
Programa Jovens EmbaixadoresCriado em 2002, o programa Jovens Embaixadores é realizado em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, o Ministério da Educação e Culura (MEC), mais uma série de órgãos públicos e privados de ambas as nações. O ''Jovens Embaixadores'' busca integrar jovens do Brasil e Estados Unidos a fim de estreitar os laços culturais entre os dois povos, contribuindo para uma melhor formação desses jovens.
O perfil requisitado pelo ''Jovens Embaixadores'' é de estudantes que sejam exemplo de liderança, responsabilidade social, excelência acadêmica e que tenham conhecimento do idioma inglês. Os vencedores do programa permanecem a primeira semana da jornada na capital norte-americana, Washington D.C, e em seguida são divididos em grupos e viajam para diferentes localidades do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário