Pages

Subscribe:

Blog Archive

domingo, 2 de outubro de 2011

Rio Grande do Norte iniciará campanha nesta semana



Um mês inteiro dedicado ao combate ao câncer de mama. Essa é a proposta do Outubro Rosa, um projeto que surgiu há mais de dez anos nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial.
Pelo terceiro ano, o Rio Grande do Norte entra nessa luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. As ações serão realizadas pela Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer em parceria com a Rede Feminina Contra o Câncer e o Grupo Despertar.
A campanha começa oficialmente na terça-feira, 4, a partir das 9h, com a solenidade de abertura no Centro Avançado de Oncologia (Cecan), que contará com a presença de toda a diretoria da Liga, funcionários e os grupos voluntários.
O ápice da campanha ocorre no sábado, 29/10, com uma Caminhada no Parque das Dunas. A intenção é conscientizar mais pessoas acerca dos alarmantes números da doença.
Dentro do cronograma serão realizadas palestras e panfletagens durante todo o mês em shoppings, escolas, livrarias e diversas comunidades da capital e cidades vizinhas, como também várias outras mobilizações na intenção de alertar sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce.
O exame da mama é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos.
Grande parte da população feminina ainda não se conscientizou da importância da detecção precoce do câncer de mama. Por esse motivo, mais de 14 mil brasileiras morreram em 2010 em decorrência da doença. 
Área deve se transformar em atrativo turísticoSegundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é responsável por mais de 15% das mortes no Brasil. Por ano, cerca de 50 mil novos casos desse tipo de câncer são diagnosticados no País.
Atualmente, na Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer existem 1.200 pacientes se tratando.
No Rio Grande do Norte, 610 casos foram detectados apenas de janeiro a agosto deste ano, uma média de quase 80 novos casos por mês.
Desses, 60% já em estágio avançado, sendo mais de 200 apenas na capital. O índice coloca o RN no quinto lugar entre os estados do Nordeste e 15º em todo o Brasil com maior índice de novos casos.
A mamografia de rotina é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama em estágio inicial, e indicado para mulheres assintomáticas, ou seja, sem anormalidades na estrutura mamária. Ainda de acordo com o Inca, a mamografia periódica permite uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama em mulheres de 40 a 69 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário