Pages

Subscribe:

Blog Archive

sábado, 22 de outubro de 2011

O Município de São Francisco do Oeste completa, hoje, 48 anos de emancipação política e administrativa


 
 
A povoação organizada nas terras de Salamandra teve início quando Enéas Filgueira, seu proprietário, doou a Vicente Honorato Barreto, em 1942, uma faixa de terreno para a construção da capela em homenagem a São Francisco de Assis. Com a construção da capela, inaugurada no mesmo ano, com missa celebrada pelo padre Carlos Theissen, o povoado de Salamandra começou a tomar forma e a expandir-se. Nessa época de pioneirismo, destaca-se a figura de Raimundo Nonato Leite, popularmente conhecido como Raimundo Marinho, que entregou parte de seu patrimônio para a consolidação de um núcleo populacional nas terras de Salamandra.

Salamandra é um batráquio caudoso, comum na Europa e ignorado no Brasil, que segundo a tradição atravessa as chamas de fogo sem se queimar. É desconhecida, porém, a relação do nome com a localidade.

No dia 22 de outubro de 1963, através da Lei número 2.966, Salamandra foi desmembrada de Portalegre, tornando-se um município do Rio Grande do Norte. Quatro anos depois, em 24 de outubro de 1976, pela Lei número 3.522, o município mudou de nome para São Francisco do Oeste, em homenagem ao padroeiro.

Para celebrar a insigne data, a prefeitura, gerida pela prefeita Gildene Barreto, organizou uma vasta programação, que começa nas primeiras deste sábado, 22:

04h – Alvorada Festiva;
05h30 – Momento Cívico;
06h às 13h – Atividades de Atletismo;
14h – Final do I Campeonato Oestano de Futebol;
19h – Desfile para a escolha da Miss Oestana (II Fase);
21h – Inauguração da nova sede da Prefeitura;
22h - Fala de Autoridades e Show Pirotécnico e
23h30h - Shows Musicais

Venha você também ser testemunha de que em São Francisco do Oeste “O Futuro Já Começou”!
 
do blog do capote

Nenhum comentário:

Postar um comentário