Pages

Subscribe:

Blog Archive

domingo, 2 de outubro de 2011

Partidos criam movimentos femininos visando ampliar a participação da mulher no cenário político areia-branquense



AREIA BRANCA - A presença feminina na política tem tudo a ver com o Rio Grande do Norte. O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte.
Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.
Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães, de Mossoró, se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.
A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo é do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano.
Ao longo dos anos a participação da mulher na política só tem aumentado. Em 2010 foi eleita uma mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), uma grande conquista.
O Rio Grande do Norte é governado por uma mulher, Rosalba Ciarlini (DEM). Natal também é comandado por uma mulher, a prefeita Micarla de Sousa (PV). Não é diferente em Mossoró, segunda maior cidade do Estado, onde a prefeita Fafá Rosado (DEM) está no seu segundo mandato.
Em Areia Branca, 2012 poderá ser o ano da mulher na política, com a volta de uma representante feminina na Câmara Municipal.
Os partidos políticos estão trabalhando para isso e o pontapé inicial foi dado no último fim de semana, pelo Partido Verde (PV) ao lançar, durante sua concorrida convenção, o movimento PV Mulher.
O presidente do diretório municipal do PV, advogado Rogério Edmundo, foi tão feliz na ideia que dirigentes de outras agremiações partidárias presentes no evento, de imediato anunciaram que vão fazer o mesmo, ampliando a participação da mulher nos quadros dos seus partidos.
Um exemplo foi o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), cujo presidente, empresário Cleodon Bezerra, durante discurso na convenção do PV, disse que no domingo, 25, no encontro municipal do pelo seu partido, também faria o lançamento do PMDB Mulher.
E, de fato, entre as muitas novidades que marcaram a festa do PMDB no domingo, na Câmara Municipal de Areia Branca, mereceu destaque o lançamento do movimento PMDB Mulher, cujo objetivo é ampliar a participação feminina nas eleições do próximo ano.
Outro fato no novo foi a filiação da suplente de vereador Socorro Braz nos quadros do partido e já recebendo do presidente Cleodon Bezerra, a incumbência de assumir o comando do PMDB Mulher.
Socorro Braz, que por muitos anos militou e comandou o PSDB local, chega ao PMDB ao lado do seu marido, o gerente de Obras do município, Ari Cobo, pregando o compromisso de trabalhar em sintonia com as diretrizes do partido, pelo seu fortalecimento e consolidação do projeto político voltado para 2012, que é conquistar mais uma vez a prefeitura, a exemplo de 1996 e 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário