Pages

Subscribe:

Blog Archive

sábado, 29 de outubro de 2011

Filho de Khadafi se prepara para se entregar ao Tribunal Penal Internacional, dizem autoridades



Brasília - O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia confirmou que Saif Al Islam (foto), filho do ex-presidente líbio Muammar Khadafi, está no Níger à espera de uma resposta ao seu pedido de entrega ao Tribunal Penal Internacional. Segundo integrantes do conselho, estão sendo feitos contatos com autoridades da África do Sul e do Mali, países vizinhos da Líbia, para organizar a entrega de Islam.
Antes de anunciar a decisão de se entregar, Islam enviou uma mensagem à Líbia pedindo que o povo continuasse a luta e combatesse o CNT. No mês passado, Islam, dois irmãos e a mãe pediram abrigo ao governo do Níger. Há informações de que colaboradores de Khadafi fizeram o mesmo.
O governo do Níger concedeu a autorização de permanência do grupo ligado a Khadafi alegando razões humanitárias. Islam era considerado o sucessor de Khadafi. A formação dele ocorreu na Europa, onde obteve a graduação em economia na London School of Economics.
Khadafi e o filho Motassim foram capturados e mortos no último dia 20, na Líbia. O Conselho Nacional de Transição levou cinco dias para enterrá-los. Nesse período, os corpos foram expostos para visitação pública em um frigorífico na cidade líbia de Misrata. Ambos foram enterrados, segundo as autoridades líbias, em um local secreto no deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário