Pages

Subscribe:

Blog Archive

sábado, 6 de abril de 2013

Defesa Civil fará simulação de situação de alagamento e deslizamento de terra

Evento será realizado no bairro dos Guarapes - blogoguarapes.blogspot.com

NATAL - Simular a retirada e o acolhimento de pessoas numa situação de alagamento e deslizamento de terra. É este o objetivo da ação preventiva que a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) irá realizar hoje, no bairro dos Guarapes, zona Oeste de Natal. 
A previsão é de que a solenidade de encerramento conte com a presença do prefeito Carlos Eduardo (PDT), dos representantes do Corpo de Bombeiros, do Samu Natal, da Defesa Civil nas três esferas de governo, dos vários órgãos envolvidos e da população em geral.
Com o título de "Simulado de Ação de Emergência numa Área de Risco", a iniciativa será realizada das 8h às 11h sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil, departamento vinculado a Semdes. 
O simulado irá envolver equipes da Semdes, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Seriço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Caern, Cosern, Cruz Vermelha e do Conselho Tutelar da Zona Oeste. No geral, estarão participando cerca de 250 pessoas, incluindo os moradores da comunidade.
O coordenador da ação e secretário adjunto de Defesa Civil e Direitos Humanos da Semdes, Urbano Medeiros Lima, informa que por ocasião do simulado será colocado em prática o Plano de Contingência que tem por objetivo mapear as áreas de risco e estabelecer atribuições e responsabilidades de cada órgão envolvido.
Segundo ele, representantes da Defesa Civil Nacional e Estadual realizaram quinta-feira, 4, na capital potiguar, uma oficina preventiva que contou com a participação de 44 pessoas de 26 municípios do Rio Grande do Norte.

Mobilização foi articulada na última segunda-feira

Na última segunda-feira, 1º, a Semdes realizou no bairro dos Guarapes uma reunião com todos os órgãos envolvidos contando, inclusive, com representantes da Defesa Civil nacional e estadual. A reunião objetivou preparar e informar à população sobre as atividades emergenciais e articuladas que serão realizadas hoje.
Urbano Medeiros informou que após a reunião foi feita uma vistoria no bairro para conhecimento do espaço geográfico onde estão localizadas as residências que serão desocupadas durante a ação bem como o local onde as pessoas serão alojadas, que é a Escola Municipal Francisco Varela Cavalcanti. Também foi conhecida a área onde ficará o Samu, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal.
"Na Defesa Civil precisamos trabalhar de forma preventiva e articulada com os vários órgãos envolvidos para evitar surpresas no momento real de alagamento e de chuva intensa. Esses órgãos devem estar sempre preparados para agir e socorrer as pessoas evitando dessa forma a ocorrência de prováveis acidentes", ressaltou Urbano Medeiros. De acordo com ele, a realização do simulado é importante porque ensina como remover pessoas para locais de abrigo como se fosse um fato real. 
Natal será a 40ª cidade brasileira a realizar essa operação, que será a primeira missão do Grupo de Ação de Emergência da Defesa Civil de Natal. O referido grupo é formado por 30 vigias municipais que passaram por uma capacitação de cinco dias com técnicos e especialistas indicados pela Cruz Vermelha. A equipe de elite da Defesa Civil municipal estará de prontidão para atender qualquer chamado de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário