Pages

Subscribe:

Blog Archive

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Termo de Cooperação garantirá perfuração de poços no Alto Oeste

Documento permitirá a perfuração de poços em municípios da região

O secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, assinará hoje, em Pau dos Ferros, um termo de cooperação junto à Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (Amorn), para a perfuração de poços nos municípios da região Oeste.
O evento acontecerá durante Assembleia Geral Ordinária da Amorn,no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN , a partir das 10h e contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini.
Este termo de cooperação consiste numa parceria entre as duas instituições. Para viabilizar a perfuração destes poços, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) disponibiliza a máquina perfuratriz e seus técnicos, enquanto as prefeituras arcam com as despesas de combustível, canos e ferramentas para perfuração.
Os 100 poços serão distribuídos nos 22 municípios associados à Amorn. Após concluídas as perfurações, a Semarh fará as instalações através de bombas ou cataventos.
Segundo Leonardo Rêgo, essa reunião também será uma oportunidade para atualizar com as prefeituras a relação de poços que já foram perfurados e não instalados. 
“Com essa informação vamos providenciar um cronograma de instalação com recursos já assegurados pelo Tesouro Estadual,” disse Leonardo Rêgo. “Estamos empenhados e vamos continuar executando essas ações para minimizar os efeitos da seca na vida das famílias que vivem nesta região, completou.

Estado busca ampliar fontes alternativas de abastecimento

A ação busca fortalecer o programa de combate aos efeitos da estiagem que tenta minimizar os efeitos das poucas chuvas que caem no interior do Estado desde o ano passado.
Mesmo diante das chuvas que caem nas últimas semanas, a expectativa é de que a perfuração de novos poços garanta abastecimento em áreas com difícil acesso à água. 
Em Brasília, o Ministério da Integração Nacional garantiu a disponibilização de recursos que ampliem o número de poços disponíveis para atender aos municípios. 
Por outro lado, a Petrobras colocou a disposição cerca de 100 poços a pedido da deputada federal Sandra Rosado (PSB) para que sejam adaptados a disponibilização do líquido em vários municípios da região. 
A ideia é reforçar o abastecimento alternativo para desafogar o sistema de abastecimento mantido por açudes e barragens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário