O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Fonseca, recebeu hoje (25), durante audiência em Brasília, a garantia de que o Ministério da Saúde dará todo o apoio ao projeto de fortalecimento e reestruturação de oito hospitais regionais do Rio Grande do Norte.
De acordo com a governadora, que retornou essa tarde da Capital Federal, o projeto visa reordenar o sistema de saúde estadual, de forma que a população do interior possa ser atendida em regiões próximas à cidade de origem e, assim, evitar a prática da ambulancioterapia, que contribui para a superlotação no maior hospital de urgência e emergência do Estado, o Monsenhor Walfredo Gurgel.
“Nós dividimos o Estado em oito regiões e teremos, em cada uma delas, um hospital que funcionará como um pólo. Desta forma, esta unidade terá maior interação com os municípios próximos e quem precisar de atendimento hospitalar será encaminhado para esta unidade”, disse Rosalba.
A governadora disse que “o ministro Alexandre Padilha se dispôs a nos dar a ajuda necessária para reestruturar melhor a nossa rede e ampliar a rede de urgência e emergência, que hoje funciona apenas em Natal”. O Ministério aprovou 70% dos projetos apresentados pelo governo.
Dos 23 hospitais que o Rio Grande do Norte administra, oito serão reestruturados e os demais continuarão a funcionar, porém, para a saúde básica e atendimento de baixa complexidade. Os oito pólos serão localizados nos municípios de Caicó, Currais Novos, Assú, Mossoró, São Paulo do Potengi, Santo Antônio, Pau dos Ferros e São José de Mipibu. “Além das obras que estão sendo realizadas em doze unidades hospitalares do Estado, o fortalecimento destes outros hospitais será de extrema importância para melhorar a qualidade do nosso sistema de saúde pública”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário