Pages

Subscribe:

Blog Archive

domingo, 21 de abril de 2013

Aumento da frota em Mossoró ocasiona transtornos no trânsito

Mais de 300 carros e motos novos são emplacados mensalmente no município - Cacau

Mossoró tem passado nos últimos anos por uma série de mudanças no que se refere a infraestrutura, crescimento do número de habitantes e aumento da frota de veículos na região. Dados do Departamento de Trânsito (Detran) indicam que Mossoró possui uma frota superior a 100 mil veículos: 43.129 automóveis e 52.755 ciclomotores, motocicletas e motonetas, além de ônibus e caminhões.
Operador de uma empresa de emplacamentos, Rafael Pedrosa disse que nos últimos quatro anos o serviço envolvendo a colocação de placas em veículos novos cresceu 30%. 
"O emplacamento de carros e motos na região tem crescido bastante, para se ter uma ideia apenas na empresa onde atuo, atendemos uma média de 10 a 15 clientes por dia para colocar placas em veículos novos", informou.
Em decorrência do aumento de veículos na região os mossoroenses começam a registrar alguns transtornos como, por exemplo, pequenos engarrafamentos em trechos de maior movimentação, principalmente em horários de pico, dificuldades para encontrar estacionamento em algumas áreas do município, entre outros.
É o que relata o motorista Claudionor Marques. "Se for preciso me deslocar para algumas áreas da cidade em horários de pico, gosto de me antecipar um pouco, pois na maioria das vezes preciso enfrentar pequenos engarrafamentos", informa.
Ele diz que os horários do início da manhã e no final da tarde são os priores. "Pela manhã preciso deixar meu filho na escola, que fica no bairro Ulrich Graff, geralmente perco muito tempo na avenida Leste-Oeste, principalmente no trecho próximo às universidades e no bairro Alto de São Manoel em direção ao Centro. Muitas vezes chego atrasado ao trabalho devido os transtornos no trânsito", comentou Claudionor.

Aumento da frota resulta do crescimento da renda da população e das reduções fiscais do Governo

Para especialistas e autoridades, o avanço resulta de três fatores: aumento da renda da população, especialmente dos cidadãos que encontram-se na classe C, reduções fiscais do governo federal e facilidades de crédito promovidas pelos bancos.
Subsecretário de Transporte e Trânsito, Marlos Rosado disse que as autoridades têm tomado algumas providências a fim de otimizar o fluxo de veículos na região. 
"Primeiramente estamos melhorando os serviços de transporte público, para estimular os cidadãos a circularem mais pela cidade de ônibus, desafogando assim o trânsito e diminuindo o número de veículos nas vias. Além disso, estamos investindo em sinalização horizontal e vertical para auxiliar os motoristas e desta forma organizar o fluxo de automóveis", explicou Marlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário