Pages

Subscribe:

Blog Archive

terça-feira, 23 de abril de 2013

Chuvas com 250 milímetros em Mossoró externam problemas de infraestrutura

Em decorrência das chuvas intensas, o rio Mossoró, que apresentava índice abaixo da média, voltou a encher - Luciano Lellys

As chuvas que aconteceram em Mossoró entre os dias 18 e 21 surpreenderam a população e externaram graves problemas de infraestrutura. As precipitações pluviométricas tiveram grande intensidade, prova disso é que a estação meteorológica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) registrou em 15 horas de chuva o quantitativo de 195 milímetros. Durante os dias, foram computados, no município, chuvas de 251,5 milímetros.
O meteorologista da Ufersa, José Espínola, explicou que para o período chuvoso, que na região ocorre nos cinco primeiros meses do ano, a precipitação está dentro do previsto, porém se forem levadas em consideração ao ano de seca vivenciado, aquela foi anormal.
"De janeiro ao dia 17 de abril foram contabilizados apenas 30 milímetros; nos últimos cinco dias esse quantitativo aumentou muito, registramos 251,5 milímetros. Deve-se destacar que esse valor pode mudar, dependendo da área onde foi feita a medição, a forma como ela foi desenvolvida. Sabe-se que, como a massa de ar penetra normalmente no sentido nordeste para o sudeste, a parte leste da cidade tende a chover menos do que o centro da cidade, Nova Betânia", esclareceu Espínola.
Ele ainda destaca que a previsão para os próximos dias é que as chuvas voltem a acontecer, porém não com a mesma intensidade dos últimos quatro dias.
"Na Ufersa tivemos a maior intensidade de chuva já registrada em 15 horas. Vários fenômenos contribuíram para a ocorrência das chuvas, essa foi uma situação inédita. As chuvas devem continuar, porém menos intensas. Não devem ultrapassar os 100 milímetros", informou o meteorologista.

Populares relatam problemas ocasionados pelas chuvas

As fortes chuvas que aconteceram recentemente em Mossoró trouxeram diversos problemas para a população. Algumas ruas foram tomadas pela água, impossibilitando o trânsito de veículos, casas foram alagadas, o que gerou a queima de alguns eletrodomésticos.
A motorista Jaqueline Felipe disse que a forte chuva e a falta de iluminação tornaram a BR-304 perigosa. "Precisei pegar um parente na rodoviária, porém não imaginei que seria tão difícil chegar lá. Alguns trechos que dão acesso à avenida João da Escóssia estavam intrafegáveis devido ao grande acúmulo de água. Ao chegar à BR-304 em direção à rodoviária, devido à intensa chuva e à falta de iluminação, não consegui visualizar a pista, ou o que tinha nela", relata a motorista.
Moradora do bairro Alto da Conceição, Luciana Oliveira disse que devido à chuva a cozinha e o quarto acumularam água, trazendo alguns prejuízos.
"Na cozinha, em decorrência de um curto-circuito nas tomadas, perdemos o micro-ondas e uma televisão. No quarto, conseguimos salvar a televisão e a central de ar. Tiramos 12 baldes de água que estava acumulada no forro. Não esperávamos essas chuvas, vamos ter que tomar algumas providências em relação ao telhado, para que o incidente não volte a acontecer", relatou a estudante.
Na área do Alto da Pelonha, na rua Professora Benigna Machado, uma residência não resistiu à intensidade da precipitação pluviométrica e desabou. Uma moradora da região, Fabiana Costa, relatou que por volta das 2h a proprietária do imóvel começou a gritar e pedir ajuda das pessoas, pois a casa começou a ceder.
"A casa começou a apresentar grandes rachaduras. No domingo, com a continuação das chuvas, desabou de vez. Conseguimos tirar as coisas da moradora, e, felizmente, ninguém se machucou. O Corpo de Bombeiros foi ao local e isolou a área, mas só. Nenhuma outra autoridade compareceu para tomar providências. A gente tem medo que em outras casas o mesmo aconteça", falou Fabiana.
O subsecretário de Desenvolvimento Territorial, Jailson Moreira, disse que algumas ações estão sendo postas em prática para minimizar os problemas ocasionados pela chuva.
"Como as chuvas abrangeram grandes áreas das zonas urbana e rural, tivemos que ampliar nosso estudo sobre os problemas ocorridos na região. A previsão é que até esta terça-feira a Defesa Civil tenha finalizado a análise dos pontos mais críticos no município, partindo daí daremos início às atividades de caráter emergencial. Por ora começamos a limpeza dos canais, estamos fazendo algumas intervenções com o uso de máquinas, entre outras ações".

Nenhum comentário:

Postar um comentário