Pages

Subscribe:

Blog Archive

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Unesp aprova meta para reserva de vaga de aluno de escola pública


O Conselho Universitário da Unesp aprovou na noite de quinta-feira a adoção de metas para aprovação de alunos de escolas públicas em seu vestibular. O projeto foi desenhado pelos reitores das universidades paulistas e pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).


Segundo as metas aprovadas, a Unesp deverá, até 2016, ter 50% de alunos de escolas públicas entre os ingressantes de seus cursos, sendo que 35% deles devem ser pretos, pardos e indígenas. Os percentuais devem ser atingidos em cada curso.

Como se trata apenas de uma meta, não há qualquer medida punitiva prevista para o caso de não ser cumprido o percentual estabelecido. Em 2014, a proporção de alunos da rede oficial deverá ser de 35% em cada curso. Na média, a Unesp já possui mais de 40%, mas o percentual varia em cada área.

A Unesp foi a primeira universidade a se posicionar oficialmente sobre o programa, apresentado no fim de 2012. O projeto dos reitores e do governador segue em análise pela USP e Unicamp.

Instância máxima da instituição, o conselho também decidiu postergar a aprovação do curso intermediário presente na proposta (chamado informalmente de "college") e solicitou mais informações de como ele funcionaria.

Nesse curso, alunos de escolas públicas seriam selecionados com base no Enem para fazer aulas preparatórias antes de ingressar na universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário