Pages

Subscribe:

Blog Archive

terça-feira, 23 de abril de 2013

Bateria 3D carrega celular em 1 segundo: 1000 vezes mais rápido

bateria_3D

Um grupo de cientistas norte-americanos acaba de anunciar o desenvolvimento da bateria mais poderosa do planeta.

Um estudo, publicado na revista Nature Communications, mostra que estas novas baterias podem carregar um telefone celular em menos de 1 segundo.

Apesar de bem pequena, tem milímetros de tamanho, seu poder de carregamento é 1.000 vezes mais rápido do que o das baterias comuns.
Os pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA falam em revolucionar o uso de comunicações de rádio e aparelhos eletrônicos compactos com essa microbateria.
Eles dizem ainda que ela pode "ressuscitar" a bateria de um carro com o telefone celular - e depois, recarregar novamente o telefone num piscar de olhos.

Como?

O elevado desempenho destas baterias deve-se à sua estrutura interna em três dimensões.

Normalmente, as baterias têm apenas dois componentes: o ânodo (polo negativo) e o cátodo (polo positivo).

Os pesquisadores conseguiram criar uma terceira ligação entre os dois elementos e, assim, desenvolver uma bateria completa com microestruturas 3D e uma performance superior.

“Nas últimas décadas, os aparelhos têm ficado mais pequenos mas as baterias não. Esta microtecnologia pode alterar isso - agora, a fonte de energia tem uma performance tão elevada como o resto", diz William King, o professor de ciências mecânicas e engenharia, que coordenou o estudo.

James Pikul, estudante da Universidade de Illinois que assina o estudo, defende que esta alternativa revolucionária traz novas potencialidades. "Não se trata de um progresso ou de uma melhoria face a tecnologias anteriores; esta solução quebra os paradigmas normais das fontes energéticas. Permite-nos fazer coisas novas e diferentes", salienta.

Pikul relembra que, nos dias de hoje, é cada vez mais necessário ter elevada energia associada a elevado poder, sendo que a maioria dos dispositivos nos obrigam a sacrificar uma das qualidades. Porém, esta realidade pode estar mudando. "As nossas baterias tornam possível conjugar ambos", garante.

O próximo passo da equipe é conseguir integrar estas baterias ultrapoderosas com outros componentes eletrônicos, e assegurar que a fabricação não seja cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário