Pages

Subscribe:

Blog Archive

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Presidenta da Petrobras garante retomada de empregos perdidos e criação de mais 600

Políticos do RN se reúnem com Graça Foster - Ascom

Presidenta da Petrobras, Graça Foster garantiu aos políticos do Rio Grande do Norte que até o fim de maio os 1.300 postos de trabalhos fechados nos últimos tempos além da criação de mais 600 vagas.
A comandante da estatal explicou que no dia 30 deste mês será realizada licitação para a contratação de duas empresas terceirizadas que vão substituir as que fecharam nos últimos anos. "Já existem quatro empresas interessadas", garantiu. 
A outra notícia animadora foi o surgimento de 600 vagas através da construção de um oleoduto entre Mossoró e Guamaré que terá vida útil de 20 anos. Graça Foster afirmou que isso prova que a estatal quer seguir investindo no Estado. 
A presidenta disse ainda que até junho vem ao Rio Grande do Norte inaugurar o sistema de injeção de vapor da Termoaçu nos campos de Estreito e Alto do Rodrigues, onde a extração de óleo aumentou com o novo sistema.
Solução semelhante, só que de injeção de água, está em implantação no campo de Canto do Amaro, em Mossoró, de onde sai a maior produção de petróleo em terra do país. No local também estão sendo perfurados novos poços. "Mas ainda vamos precisar de um salto em terra e no mar", disse Graça Foster. O leilão, previsto para outubro, de 20 novos blocos; anunciados pela Agência Nacional do Petróleo, em terras potiguares, onde a empresa já atua, e a injeção de água na plataforma de Ubarana, no mar, foram os exemplos citados pela presidente da Petrobras.
Os números sobre investimentos, arrecadação, impostos, royalties, custeio e até de licenças ambientais, apresentados pela diretoria da empresa, convenceram a maioria dos parlamentares de que a transição será curta. "Estávamos apreensivos com os relatos que ouvimos, mas este encontro nos tranquilizou e até nos sinalizou com novas perspectivas", disse o deputado Henrique Eduardo Alves ao término do encontro. O presidente da Câmara acredita que o Estado ainda contará com a presença da Petrobras por muitos anos, diante das informações de que a empresa dispõe de reservas estimadas em 250 milhões de barris em terra, e 150 milhões no mar da bacia potiguar.
Ao reconhecer o empenho e união da bancada potiguar em defesa da Petrobras e dos investimentos da empresa no Rio Grande do Norte, Graça Foster assegurou que a prioridade da Petrobras é o pré-sal, onde a empresa concentra investimentos na exploração de óleo para se capitalizar e ampliar os investimentos em novos projetos.
Já o contexto dos campos maduros, com produção reduzida de 100 mil para 70 mil barris na bacia potiguar, não inviabiliza a presença da Petrobras no Estado, reafirmou Graça Foster. A estrutura já existente e o baixo custo de produção permitem que a Petrobras mantenha os investimentos sem haver desequilíbrio nas contas nem nas parcerias sociais realizadas pela empresa no Rio Grande do Norte.

PRESENÇAS
Estiveram na reunião representantes sindicais; os vereadores Genivan Vale (PR) e Francisco José Junior (PSD); todos os oito deputados federais do Rio Grande do Norte (Sandra Rosado - PSB -, João Maia - PR-, Betinho Rosado -DEM-, Felipe Maia - DEM-, Paulo Wagner - PV-, Fátima Bezerra - PT- Henrique Alves - PMDB - e Fábio Faria - PSD); o senador José Agripino (DEM); a prefeita Cláudia Regina (DEM), os deputados estaduais Larissa Rosado (PSB) e Leonardo Nogueira (DEM); o vereador de Natal George Câmara (PC do B) e a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Sandra sugere doação de poços tamponados da Petrobras

A deputada federal Sandra Rosado (PSB) aproveitou o encontro com a presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, para sugerir que a empresa faça um mutirão de doação de poços tamponados com evasão de água a municípios que sofrem com as consequências da estiagem.
Diante do pleito de Sandra Rosado, Graça Foster disse que estava desde já determinado o imediato cumprimento da sugestão. "Mais do que justo, deputada. A diretoria fará um levantamento de todos os poços que estão em condições para serem doados de forma imediata", disse ao receber o ofício 016/2013-CD/GAB650 das mãos da deputada.
Em sua solicitação, a parlamentar disse ser sabedora que dados apontam que a cada 10 (dez) poços perfurados pela empresa, pelo menos 3 (três) são tidos como improdutivos; e em alguns destes o processo de perfuração chega a atingir o lençol freático, o que viabiliza a doação para vazão de água. "Ou seja, são poços prontos para receberem a mecanização adequada para o bombeamento de água e esse é o momento. Não podemos mais esperar", enfatizou Sandra Rosado.
Na ocasião, Graça Foster afirmou que a Petrobras já doou 40 poços para que os municípios os utilizem no abastecimento de água e outros 100 poços estão em processo de doação. " Pois o que buscamos é a agilidade no procedimento de entrega. Nesse momento a doação de um poço representa uma ação de utilidade pública. O nosso sertão tem sede e precisamos evitar um possível colapso", argumentou Sandra Rosado.

PETROLEIROS 
No que diz respeito à política de retração de investimentos no Rio Grande do Norte que teria sido adotada pela Petrobras, Sandra Rosado disse ter ficado satisfeita com o que ouviu da presidenta Foster. "O que precisávamos saber ela nos disse: os empregos estão garantidos e com data para novas recontratações que será até 30 de abril. E o que também nos deixou aliviados foi saber que o nosso petróleo ainda é de importante interesse comercial à Petrobras. É o nosso ouro negro e precisamos defendê-lo até o fim. Sempre atentos e vigilantes", disse. 
A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) disse ter ficado otimista com a reunião. ""A audiência foi positiva e tranquilizadora. Graça Foster também garantiu empenho para readmitir os mais de mil demitidos de terceirizadas, entre janeiro de 2012 até hoje, e criar mais 600 vagas no setor de petróleo do Estado", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário