Pages

Subscribe:

Blog Archive

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Fátima Bezerra admite candidatura ao senado e aconselha PMDB a romper com o "Governo do DEM".


O PT do Rio Grande do Norte abriu o diálogo político com os aliados e a deputada federal Fátima Bezerra (PT), sua maior expressão eleitoral, admite disputar o cargo de senadora da República. Segundo ela, para 2014 o partido lançou a tática eleitoral que visa eleger, pela primeira vez, um representante para um cargo majoritário estadual. 

Além disso, a legenda quer manter a cadeira na Câmara dos Deputados e ampliar seus espaços na Assembleia Legislativa, onde hoje há apenas o mandato do deputado estadual Fernando Mineiro, também do PT. "Não é abrir mão (de estar na chapa majoritária). Este é o nosso desejo. Nós vamos trabalhar nessa direção, de o PT norte-rio-grandense estar na chapa majoritária", afirmou a deputada, em entrevista concedida ao Jornal de Hoje de Natal.

Sobre o pleito de 2014 e a aliança do PMDB com o Governo Rosalba Ciarlini (DEM), Fátima Bezerra aconselhou: "Seria muito bom que o PMDB rompesse com o governo do DEM; seria bom que o PMDB viesse se somar com os partidos que hoje estão na oposição a Rosalba". 

Na avaliação da petista, o PMDB e o PT são parceiros no plano nacional, tendo o PMDB o vice-presidente da República, Michel Temer. Enquanto isso, no Rio Grande do Norte, a legenda alia-se ao DEM, que é presidido nacionalmente pelo senador José Agripino, algoz do governo do PT durante Lula e agora sob Dilma. "De fato, não é uma situação confortável. O PMDB é nosso aliado no plano nacional, mas aqui, no plano local, o PMDB está ao lado do DEM, que é o partido presidido pelo senador José Agripino, que faz oposição sistemática no plano nacional, projeto do qual o PMDB faz parte. Fez oposição raivosa e sistemática ao governo do presidente Lula e continua fazendo ao governo da presidenta Dilma", salienta.

Ainda segundo Fátima, ficando ao lado do DEM, o PMDB não está contribuindo para a melhor proposta para o povo do Rio Grande do Norte. "O próprio senador Garibaldi Filho, que é um político muito sensível, é um político muito atento, em todas as entrevistas que eu tenho lido, o senador tem expressado a sua insatisfação, aquilo que ele está sentindo junto aos correligionários dele e aos mais diversos segmentos da sociedade norte-rio-grandense, que é a frustração com esse governo".

Para a parlamentar federal, o governo da presidente Dilma tem tratado o RN da melhora maneira possível. "Uma coisa é a relação institucional. O nosso governo é republicano, está aí o quanto a presidente Dilma tem tratado com respeito o RN. A presidenta Dilma não tem faltado ao RN, independe do governo ser aliado ou não. Portanto, essa questão da institucionalidade está preservada", disse.

Assim, Fátima diz respeitar a posição do PMDB, mas sugere o rompimento da legenda, para que haja o alinhamento do partido com as forças de oposição ao governo estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário