Pages

Subscribe:

Blog Archive

terça-feira, 19 de julho de 2011

Secretaria da Defesa Social convoca aprovados do concurso público da Guarda Civil Municipal



A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), através da Secretaria Municipal da Administração e Gestão de Pessoas, publicou, na última sexta-feira, 15, no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), a convocação dos 100 candidatos aprovados no concurso público para o cargo de Guarda Civil. Deste total de convocados, quatro candidatos são portadores de deficiência. A previsão é que o novo efetivo comece a atuar no mês de novembro, após ser submetido a todas as etapas de formação.
Conforme o edital publicado, agora os candidatos chamados terão um prazo de 15 dias, a partir da data de publicação da convocação, para comprovar habilitação para assumir o cargo no serviço público municipal. Para isso, obrigatoriamente devem apresentar documentação à Secretaria Municipal da Administração e Gestão de Pessoas.
O secretário municipal da Defesa Social, Antônio Álber da Nóbrega, informa que o curso de formação deve ser iniciado após a próxima etapa do certame, que consiste na realização de exames médicos.
"Somente depois que os candidatos forem submetidos aos exames biomédicos é que se dará início ao curso de formação. Se por acaso não forem preenchidas as 100 vagas com os atuais convocados, preencheremos com candidatos remanescentes da lista. Só poderemos iniciar o curso de formação quando todos estiverem aptos", destaca Álber Nóbrega.
Segundo o titular, o curso de formação é amplo e compreende 576 horas/aula, que levará cerca de 100 dias para ser concluído. Com isso, a previsão é que no mês de novembro o novo efetivo da Guarda Civil Municipal comece a atuar nas ruas da cidade.
"Uma empresa de segurança executará o curso de formação do novo efetivo da Guarda Municipal. No entanto, a capacitação deve receber a contribuição de outros órgãos de diversos segmentos como, por exemplo, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Militar, agentes penitenciários federais e professores universitários. É uma capacitação muito vasta, por isso para realizarmos em um curto prazo, as aulas serão nos períodos da tarde e noite. Já pela manhã os guardas-alunos se dedicaram ao treinamento da parte física", explica Álber Nóbrega. 
Inclusão de 100 novos profissionais possibilitará a reestruturação do setor
Atualmente, de acordo com o secretário Álber Nóbrega, a Guarda Civil Municipal possui 72 homens, que operam principalmente na segurança patrimonial. Entretanto, com a inclusão de 100 guardas, o titular da Defesa Social acredita que o trabalho será ampliado em virtude da estruturação da Guarda Civil.
"As novas atribuições características diferem das anteriores. Antes o trabalho se restringia mais à segurança patrimonial, mas agora, além desse segmento, outros pontos serão assistidos devido à criação dos Pelotões Ambiental e Comunitário, da Ronda Escolar e Pelotão Especial. Este último será o único grupo a utilizar armas de fogo. Porém, a distribuição de cada segmento se dará ao longo do curso de formação, obedecendo aos critérios avaliativos", frisa Álber Nóbrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário