Pages

Subscribe:

Blog Archive

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Hospital materno-infantil só terá leitos de UTIs pediátricas graças a iniciativa do Ministério Público



As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas que vão ser instaladas no hospital materno-infantil que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) anunciou para Mossoró em 16 de julho fazem parte de um acordo entre Ministério Público e Governo do Estado celebrado no início do ano.
O assunto foi levantado pelo jornalista Cézar Alves no blog "Retratos do Oeste", hospedado no Portal Nominuto.com.
Em setembro do ano passado, a Justiça Federal acatou ação do Ministério Público obrigando a Prefeitura, Governo do Estado e União a implantarem leitos de UTIs, sendo nove para adultos, seis para recém-nascidos e seis para crianças em Mossoró. Além disso, era para instituir uma Central de Gerenciamento de Vagas em UTI.
Apesar da multa diária de R$ 5 mil, a gestão anterior nunca cumpriu plenamente a medida. No início deste ano já com a nova administração foi realizada uma nova reunião para tratar do assunto.
No início do ano, a promotora federal Marina Vasconcelos acatou uma sugestão do governo estadual e dilatou o prazo para seis meses.
O prazo tem previsão para se encerrar em setembro deste ano. Por conta disso, no final de semana passado a governadora Rosalba Ciarlini, ao visitar Mossoró, antecipou a inauguração do equipamento de saúde de dezembro para outubro sob a alegação de que a estrutura do hospital da Unimed, onde o serviço será implantado, estava melhor do que o previsto.
Dorinha Burlamaqui nega que decisão tenha influenciado
A secretária estadual adjunta de Saúde Maria das Dores Burlamaqui, que está à frente dos trabalhos, negou que a implantação do serviço seja influenciada pela iniciativa do Ministério Público.
A auxiliar da governadora Rosalba Ciarlini admitiu que no início do ano foi realizada a reunião envolvendo governo, Prefeitura e Ministério Público. "Foi uma iniciativa do município que buscava uma solução para o problema", explicou.
Segundo Dorinha, na reunião, foi sugerida a implantação do serviço no Hospital Regional Tarcísio Maia. "Mas vimos que não tinha condições", pondera.
Ela disse que o espaço do hospital da Unimed para a instalação do atendimento materno-infantil foi a melhor escolha. "Unimos o útil ao agradável", explica.
A implantação do Hospital Materno-Infantil supre um vácuo deixado desde que a Uniped, único hospital infantil de Mossoró, foi fechado no início do mês. Também desafoga a Casa de Saúde Dix-sept Rosado, que realiza em média 600 partos por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário