Pages

Subscribe:

Blog Archive

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Brasil tem o maior crescimento em transporte aéreo doméstico, revela Iata



SÃO PAULO – Dados do setor de aviação mostraram que a demanda global pelo transporte subiu 4,4% na comparação entre junho de 2010 e o mesmo mês de 2011. Com 15,1% de alta, a demanda por voos domésticos foi a que mais cresceu no período.
De acordo com dados da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo), a demanda mundial pelos voos internacionais e domésticos subiu 5,9% e 1,9%, respectivamente, no período. O desempenho brasileiro quanto aos voos domésticos foi superior ao registrado em países como China (+5%), Estados Unidos (1,3%) e Japão (-24,6%).
Sobre a forte queda no Japão, vale pontuar que o país ainda está administrando os efeitos do tsunami e do terremoto que o abalaram em março deste ano. Já no Brasil, é possível que o bom desempenho seja reflexo do aumento de renda das famílias brasileiras.
Oferta de assentos
Os dados ainda mostram que, além do crescimento da demanda mundial pelos voos domésticos, também cresceu a oferta mundial de assentos (+1,5%), entre junho deste ano e o mesmo período do ano passado. Os fretes, no entanto, caíram 3% no período.
No Brasil, a oferta de assentos em voos domésticos cresceu 9,4%, uma das maiores taxas registradas, perdendo apenas para a Índia, que registrou alta de 20,4%. Já nos Estados Unidos e na China, essa oferta foi mais fraca, de 2,1% e 3%, respectivamente. 
Variação mensal
Na análise mensal, a demanda mundial pelo transporte aéreo caiu 0,9%. Em relação aos voos internacionais, a demanda recuou 0,6% e, quanto aos voos doméstico, a queda foi de 1,2%. De maio para junho deste ano, a demanda pelos voos doméstico no Brasil recuou 2,2%, enquanto a oferta de assentos nesta categoria cresceu 0,2%.
Nos demais países, não é possível observar uma tendência única em relação à demanda por voos domésticos, com quedas na China (-0,7%), Austrália (-3,2%) e Estados Unidos (-1,4%) e avanços na Índia (2,4%) e no Japão (2%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário