Pages

Subscribe:

Blog Archive

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Botijão de gás explode em feira de Natal; acidente mobiliza equipe do Centro de Queimados do Walfredo Gurgel



O acidente ocorrido na manhã deste domingo (24), causado pela explosão de um botijão de gás em uma feira no bairro Cidade da Esperança, em Natal, mobilizou toda a equipe médica do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG).
Nos momentos seguintes ao acidente foi acionada toda a equipe de cirurgia plástica de sobreaviso, ficando cada um dos três cirurgiões plásticos na assistência direta às vítimas. Os funcionários de plantão estiveram mobilizados em dar o suporte necessário. A Direção do hospital e o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, foram comunicados e compareceram imediatamente a fim de oferecer todo o suporte necessário, que incluiu recursos humanos e materiais extras.
Após ser feita a triagem inicial dos 19 pacientes, os mais graves foram encaminhados ao Centro Cirúrgico, os de gravidade intermediária foram encaminhados ao CTQ e os de menor gravidade foram liberados para retornarem ao hospital apenas para atendimento ambulatorial (curativos).
Segundo o cirurgião plástico, João Alves Martins, um dos primeiros a atender os pacientes, a maioria tem queimaduras graves, que atingem de 25% a 50% da superfície corpórea, em membros inferiores, superiores e face. “As queimaduras são de segundo grau profundo e requerem cuidado, pois podem evoluir para terceiro grau”. Ele explica que no momento o estado geral dos 10 pacientes internados “é estável, apesar de potencialmente grave”, e os mesmos serão submetidos à avaliação clínico-laboratorial e procedimentos cirúrgicos necessários.
O atendimento qualificado às vítimas foi possível graças ao trabalho de toda a equipe, desde o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Politrauma, rouparia, farmácia e enfermagem, trabalho este que possibilitou que seis horas após o acidente todos os pacientes já estivessem devidamente atendidos.
O entendimento da direção atual de que o Centro de Tratamento de Queimados deve ser uma área totalmente isolada, devido ao alto risco de infecção das queimaduras, possibilita que o único centro de queimados do Rio Grande do Norte possa oferecer uma assistência de qualidade aos seus usuários.
Relação dos pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados:
1-Rodrigues Firmino da Silva (20 anos)
2- Dhenifer David Soares Silva (17 anos)
3- Crislane Silva da Apresentação (19 anos)
4-Bruno Rocha da Silva (19 anos)
5-Maria Selma da Rocha (45 anos)
6-Vanderlene Marcelino da Silva Cruz (28 anos)
7-Cynira Catarina Silva da Rocha (22 anos)
8-Samuel Cardoso da Silva (29 anos)
9-Miriam Lima Rocha (21 anos)
10- o menino A.A.O. de 11 anos de idade

Nenhum comentário:

Postar um comentário