Pages

Subscribe:

Blog Archive

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Petroleiros param atividades temporariamente na base da Petrobras em prol de melhorias trabalhistas



Na manhã de ontem, 27, atendendo a mobilização nacional da categoria, o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro/RN) regional Mossoró, realizou protesto do Dia Nacional de Mobilização por uma maior Participação de Lucros e Resultados (PLR). Os petroleiros manifestantes impediram a entrada de veículos na Base-34 da Petrobras.
Segundo Pedro Idalino, diretor do Sindipetro, desde 1997 as campanhas salariais da categoria incluem como ponto de reivindicação, a equiparação do percentual do PLR entre petroleiros e acionistas. "Queremos que a Petrobras mude a proposta da PLR que não atingiu 15% comparado aos mais de 40% repassados aos acionistas na Participação de Lucros e Resultados do ano passado. Buscamos tratamento igualitário, pois nos que fazemos esse resultado", destaca.
Além de petroleiros que atuam na Base-34 da estatal e trabalhadores dos campos da região também paralisaram as atividades. Defronte a Base-34 da Petrobras centenas de veículos foram estacionados em virtude do movimento no portão de acesso.
Em relação à última contraproposta de quitação da PLR/2010, apresentada pela Petrobrás no dia 14, o sindicalista afirma que pouco avançou. "A Petrobras comprometeu-se em elevar o piso anteriormente proposto aos trabalhadores posicionados até o nível 457-A da tabela salarial, em apenas em 7,6%. Muito pouco, quando comparado aos 40,4% aplicados nos dividendos pagos aos acionistas", revela.
Outro ponto protestado pelos petroleiros refere-se ao pagamento de bônus aos gerentes, consultores, coordenadores e supervisores. "Não aceitamos que a Petrobras utilize a PLR para pagar bônus milionários aos gerentes e diretores com a justificativa de garantir a permanência de mão de obra qualificada no quadro da estatal. Assim ela que dizer que a maioria dos trabalhadores, no caso os petroleiros, não tem qualificação", reclama Pedro Idalino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário