Pages

Subscribe:

Blog Archive

sábado, 9 de julho de 2011

Rio Grande do Norte é destaque em evento internacional de energia eólica


O RN participou em posição de destaque do "All About Energy 2011", congresso e feira que começou na última terça-feira e chegou ao fim no dia de ontem, em Fortaleza-CE. O evento contou com a presença das maiores empresas do setor de energia renovável do mundo, além de representantes de governos, investidores, pesquisadores e instituições setoriais nacionais e internacionais.
O Cerne, com sede nacional em Natal, foi um dos apoiadores institucionais do evento. O diretor-geral do centro e ex-secretário de Energia do RN, Jean-Paul Prates, mediou uma mesa de debates técnicos sobre energia eólica com 13 palestrantes e que contou com a participação do senador Ignácio Arruda (PCdoB-CE).
O Rio Grande do Norte aparece mais uma vez em primeiro lugar disparado, com cerca de 3,200 MW inscritos. Depois aparecem o Rio Grande do Sul, com 2.800MW; Ceará, com 2.400MW; Bahia, com 2.200MW; Piauí, com 600MW; e Pernambuco, com 400MW.
"O Rio Grande do Norte tem grande satisfação de hospedar o maior número de MW em construção do País, fruto de uma política consistente de potencialização e atração destes investimentos, realizada ao longo dos últimos 5 anos", afirmou Prates, durante o encontro.
"Provamos que temos, juntamente com o Ceará, o melhor potencial eólico do País. O mesmo ocorrerá com a energia solar. Agora temos que buscar a conquista de fábricas e tecnologia autóctone, buscando a multiplicação máxima dos efeitos positivos desta atividade, para as comunidades e a economia dos nossos Estados", asseverou.
Entusiasta do segmento, o senador Ignácio Arruda afirmou que as eólicas, tanto no CE quanto no RN, podem contar com o apoio intenso de toda a bancada parlamentar cearense. Ele afirmou que os aprimoramentos do ambiente operacional e regulatório do setor no seu Estado já estão surtindo efeito.
"Ainda falta uma discussão política nacional acerca da integração destas fontes renováveis com as áreas de ciência e tecnologia e de meio ambiente, no âmbito federal. Vamos atrás de promovê-la", afirmou. 
Novos leilões são confirmados para o mês de agosto
Representantes do Governo Federal confirmaram as novas datas para os leilões de energia que ocorrerão em 2011: 17 e 18 de agosto.
Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o adiamento na data se deve ao grande volume de projetos cadastrados, que superou as expectativas.
Segundo a instituição, responsável pelo cadastramento dos projetos para os leilões e pela definição das regras, já existem mais de 15.000MW em capacidade instalada de projetos habilitados.
Durante o evento realizado em Fortaleza, o diretor da Abeeolica, Pedro Cavalcante, informou números aproximados da habilitação dos projetos eólicos para o Leilão Federal de 2011.
Para os projetos vencedores deste ano, a data de início de suprimento será março ou julho de 2014, dependendo do leilão de que participem.
Serão dois: o "A-3", para compra de energia regular - que envolve todas as fontes sem restrições (hidrelétricas, térmicas a gás, eólicas, biomassa, carvão etc.), e o leilão de Reserva, destinado à compra de energia de reserva, com participação restrita a fontes eólicas e de biomassa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário