AREIA BRANCA – Em reunião realizada esta semana, representantes da Prefeitura de Areia Branca e da Petrobras definiram os pontos básicos da programação do Circuito Petrobras de Vela 2013, etapa local.
O evento será realizado no período de 18 a 20 de outubro, na praia de Ponta do Mel, como parte das festividades comemorativas do aniversário de emancipação política do município.
Esse será o primeiro evento do gênero realizado na gestão da prefeita Luana Bruno (PMDB), que participou da reunião acompanhada dos titulares das pastas ligadas diretamente à organização da maratona de atividades que movimentará o litoral do município durante três dias.
No encontro de ontem, a coordenadora do projeto Circuito Petrobras de Vela, Evanya Correia, explicou que o evento deste ano tem o mesmo propósito das edições anteriores, que é levar às comunidades pesqueiras os conceitos de segurança, conservação ambiental e saúde, relacionados às atividades dos próprios pescadores e a interação com os trabalhos marítimos da estatal do petróleo.
Como resultado dessa primeira reunião em torno do evento, ficou definido que a cerimônia de abertura ocorrerá às 19h do dia 18 de outubro, na Arena Petrobras armada na praia de Ponta do Mel. Uma novidade será a execução dos hinos nacional e do município por alunos da rede municipal de ensino da zona rural e uma cantora local.
Edição do evento contará com meia maratona
No espaço reservado às atividades esportivas, além das modalidades que integram a programação do circuito, a Gerência de Esportes sugeriu a inclusão de uma meia maratona com participação dos moradores da vila-praia. Pela primeira vez o evento poderá ter kitesurf entre as modalidades disputadas.
A ideia foi lançada pelo gerente de Abastecimento, Luiz Rolim de França, e ficou em aberto para ser discutida nos encontros internos que serão realizados para fechar a participação da prefeitura na programação.
A prefeita Luana Bruno se mostrou interessada em promover um envolvimento maior da comunidade no evento. Uma das propostas apresentadas pela governante é que o curso sobre manuseio e aproveitamento integral de alimentos ofertado pela Petrobras, tivesse como matéria-prima os derivados da cajucultura, como forma de incentivar a geração de renda entre os produtores da localidade.
Quanto à programação do circuito, Francisco Holanda, da Petrobras, disse que o cronograma é o mesmo das edições anteriores, com a estrutura armada na vila-praia, onde serão desenvolvidas as atividades. O ponto alto é a regata com a disputa das embarcações que serão inscritas posteriormente. Haverá ainda palestras ministradas pela Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca e pelo Programa de Comunicação Social da Petrobras. Também serão oferecidos cursos, como o de manuseio e aproveitamento integral de alimentos.
O Circuito Petrobras de Vela é realizado pela Petrobras em parceria com as prefeituras, em municípios litorâneos do Rio Grande do Norte e Ceará, onde há produção marítima de petróleo. O evento inclui programação esportiva e palestras sobre segurança, meio ambiente e saúde, entre outros eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário