Pages

Subscribe:

Blog Archive

sábado, 20 de julho de 2013

HRTM registra aumento no número de acidentes de trânsito no mês de junho

Crescimento da frota é um dos fatores que contribuem para índices alarmantes de acidentes, diz 2° DPRE - Cacau

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) divulgou ontem, 18, o balanço do número de atendimentos realizados no mês de junho referente a acidentes de trânsito em Mossoró e região. Os dados revelam um incremento nesse percentual, saltando de 604 atendimentos em maio para 620 no mês passado.
A maior parte dos acidentes continua envolvendo motos. Nessa modalidade, foram registrados 445 atendimentos, o que corresponde a 71,77% do total. Os demais tipos de acidentes são distribuídos da seguinte forma: Não definidos (18, ou seja, 2,90%), Carro (74, o que representa 11,93%), Bicicleta (44 - 7,09%), Atropelamentos (22 - 3,58%), Capotamentos (10 - 1,61%), e Tração Animal (07 - 1,12%).
Grande parte dos pacientes, com o total de 438 (70,64%), é do sexo masculino. A faixa etária predominante, com o percentual de 63,38%, é de pessoas com idade entre 18 e 40 anos. Dos 620 pacientes, 412 são de Mossoró. Entre os municípios que mais registraram as vítimas de trânsito no HRTM em junho, estão: Baraúna (24), Areia Branca (19), Assú (17), Upanema (14) e Umarizal (11).
Nos seis primeiros meses deste ano, mais de 70% dos casos de vítimas e colisões atendidos no Hospital Regional Tarcísio Maia envolvem motos. O resumo anual parcial divulgado pela unidade hospitalar mostra que por dia são atendidas uma média 19,61 pessoas. No total, a Hospital registrou até o final do mês de junho 3.551 atendimentos, sendo que Mossoró continua liderando as estatísticas, com 2.339 pacientes, contra 1.212 oriundos dos demais municípios da região.

Crescimento da frota e negligência são alguns fatores que explicam as estatísticas

Ainda de acordo com os dados do HRTM, todos os meses do ano passado e deste ano registraram que a maioria dos acidentados no Hospital foi de vítimas de acidentes de moto. Segundo o capitão Maxmiliano Luiz, comandante do 2° Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), vários fatores contribuem para as ocorrências.
"O primeiro fator é a quantidade de motocicletas circulando, a frota cada vez maior, segundo alguns atrativos que esse tipo de veículo oferece, como o baixo custo para manutenção, a facilidade de se descolar dentro da cidade. Terceiro, a falta de habilidade do motociclista. Estatísticas apontam que cerca de 90% dos acidentes de motos são causados por negligência, imprudência e imperícia dos condutores", explica o capitão.
Outro fator que favorece a ocorrência de acidentes de trânsito relacionados a motos é a comercialização de ciclomotores, as conhecidas "Cinquentinhas". "Muitas das pessoas que compram esse veículo não conhecem a legislação, ocasionando inúmeros acidentes", diz Maximiliano Luiz.
De acordo com o comandabte do 2° DPRE, o Departamento tem intensificado a fiscalização nas estradas estaduais no intuito de conter o aumento no número de acidentes. "Para se ter uma ideia, o total de condutores pegos em flagrante com sinais de embriaguez cresceu aproximadamente 300% no último ano. Nós também estamos promovendo frequentemente campanhas educativas, visitando escolas, tentando conscientizar as futuras gerações sobre a importância de seguir a legislação", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário