Pages

Subscribe:

Blog Archive

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Estudantes e professores de escolas públicas representam o Brasil em evento internacional

Delegação potiguar embarcou ontem para Londres - Luciano Lellys

Seis estudantes e dois professores do ensino médio de escolas públicas da região Oeste embarcaram ontem, 23, para representar o Brasil no London International Youth Science Forum (LIYSF). O evento inicia hoje, 24, e segue até o dia 7 de agosto no Imperial College, em Londres. 
A delegação de Mossoró rumo ao embarque para Londres saiu do campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Na capital inglesa, o grupo irá apresentar os projetos de iniciação científica: "O uso da raspa da casca do juazeiro no tratamento dentário" e "Análise empírica da diminuição do nível de poluição da água com a técnica de eletrofloculação" que foram premiados com vagas oferecidas pela Rede Programa Olimpíadas do Conhecimento (REDE POC).
Os projetos foram desenvolvidos dentro do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, desenvolvido pela Ufersa e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das Diretorias Regionais de Educação, Cultura e Desportos (Direds). 
Antes de serem selecionados para expor os trabalhos no Fórum em Londres, os estudantes e os professores orientadores venceram várias etapas. Segundo o coordenador do Ciência para Todos, professor Felipe Ribeiro, os trabalhos foram apresentados nas escolas dos estudantes, nas feiras de ciência de suas Direds. 
Também os jovens apresentaram os projetos na 2ª Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, realizada no ano passado, em Mossoró, quando então, receberam a vaga para o Fórum de Londres. Os estudantes participaram ainda da 11ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) realizada, em março, na Universidade de São Paulo.
"A viagem a Londres para participar do London International Youth Science Forum representa a consolidação do excelente nível de atuação dos professores e estudantes do semiárido potiguar, no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos de iniciação científica no ensino médio", afirmou o professor Felipe.
O LIYSF (www.liysf. org. uk) oferece oportunidade única de participação em um evento internacional, responsável por atrair estudantes jovens, que desenvolvem projetos científicos no mundo todo. Ao todo, o evento reunirá 350 jovens cientistas de 60 países e, pela primeira vez, dentre esses estarão estudantes e professores do Rio Grande do Norte.
PROJETOS
O projeto "O uso da raspa da casca do juazeiro no tratamento dentário" foi desenvolvido na Escola Estadual Moreira Dias, em Mossoró, pelos estudantes Francisco Paulo Ramon, Thais de Oliveira e Taianny de Oliveira, sob a orientação da professora Maria do Socorro de Sousa.
Para a professora e coordenadora pedagógica Maria do Socorro, o programa Ciência para Todos incentiva a participação dos estudantes envolvidos e amplia os espaços de aprendizagem. "O programa está possibilitando aos alunos da rede pública de ensino uma metodologia diferente de aprendizagem por meio de pesquisas de campo e pela utilização de mídias como a internet. Antes o conhecimento era limitado à sala de aula", afirmou.
A professora já está desenvolvendo na escola três novos projetos intitulados: "Humanização e socialização em sala de aula", "É possível transformar a casca de laranja em biocombustível?" e "Onde existe maior concentração da planta Nim, qual o nível de presença do mosquito de calazar?".
Entusiasmado com a sua primeira vivência internacional, o estudante Paulo Ramon passou os últimos nove meses cursando inglês como forma de preparação para a viagem. "O programa é uma oportunidade única que estamos tendo e como aluno de escola pública tem um gosto ainda mais doce, por estar carregando a bandeira de Mossoró, do Rio Grande do Norte e do Brasil".
Já para as gêmeas Thais e Taianny de Oliveira Almeida a nova experiência deve ser aproveitada ao máximo. "É um presente que nós recebemos de Deus. Muitas pessoas gostariam de estar em nosso lugar", disse Thais que pretende cursar Serviço Social, enquanto Taianny deseja cursar Odontologia. "Pretendo continuar na área do nosso projeto".
Além do trabalho da escola mossoroense, também será apresentado o projeto "Análise empírica da diminuição do nível de poluição da água com a técnica de eletrofloculação", desenvolvido pelos alunos Jonas Medeiros, Marcondes Matheus, Flávia Kaline e pelo professor orientador José Everton Pinheiroda Escola Estadual 11 de Agosto, em Umarizal.
"É uma grande emoção e uma grande responsabilidade. Vamos aprender bastante", ressaltou a estudante Flávia Kaline, que está ansiosa para assistir as palestras de renomados pesquisadores.
Futuro estudante de Engenharia Química, Jonas Medeiros quer praticar a língua e conhecer mais sobre a cultura inglesa durante o evento. "Participar de um evento como esse será um intercâmbio cultural, onde trocaremos experiências e teremos contato com várias culturas".
O professor orientador Everton Pinheiro está satisfeito com a conquista e com mais uma participação internacional em eventos científicos. "É um momento emocionante de ter a oportunidade de conhecer outro país com uma outra cultura e língua. A expectativa é grande", disse ele que no ano passado foi com estudantes para o Equador participar de um outro evento de iniciação científica e já planeja a ida para uma Feira em Lima, no Peru. "Temos outro projeto chamado 'Gravitação Universal' que já foi premiado com a credencial para participar de uma feira no mês de novembro em Lima".

Nenhum comentário:

Postar um comentário