Pages

Subscribe:

Blog Archive

sábado, 20 de julho de 2013

Para procurador regional Eleitoral do RN, cassação de Cláudia não tem mais recurso

Procurador Paulo Sérgio Rocha mostra decisões do TRE que puniram medidas protelatórias

Se o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatar integralmente o parecer do procurador regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, será definitiva a decisão do juiz da 33ª Zona Eleitoral, Herval Sampaio Júnior, que cassou a prefeita Cláudia Regina (DEM) em 29 de março.

Com isso a atual chefe do Executivo municipal seria afastada imediatamente do cargo e o presidente da Câmara Municipal, Francisco José Júnior (PSD), assumiria o comando do Palácio da Resistência até que fossem realizadas novas eleições. Tudo isso, claro, se os juízes do TRE acatarem o parecer integralmente.
É que o membro do parquet entende que ao optarem por embargos de declaração (que não deixa de ser uma modalidade de recurso) eles abriram mão do recurso eleitoral e adotaram uma medida procrastinatória (apenas para atrasar o processo). É que na opinião do procurador a sentença de Herval não deixou qualquer dúvida (é em caso de obscuridade numa decisão que se apela ao embargo de declaração). "Conforme o § 4º do art. 275 do Código Eleitoral, o reconhecimento do caráter protelatório dos embargos de declaração leva à inexistência de suspensão do prazo recursal e, quando o recurso próprio não tiver sido interposto tempestivamente, impõe a declaração de trânsito em julgado da sentença originária de primeiro grau, que passa a prevalecer em todos os seus termos e de modo definitivo", destacou.
Com isso, quando o pleno do TRE for se manifestar, poderemos ter três desfechos: 1) a cassação da prefeita ser mantida, e os juízes considerarem que não cabem mais recursos; 2) os juízes acatarem a decisão parcialmente, mantendo a cassação, mas abrindo prazo para recurso; 3) manter a decisão de Pedro Cordeiro modificando a sentença.
No entanto, o procurador Paulo Sérgio Rocha fundamentou seus argumentos para o trânsito em julgado da condenação com base em várias jurisprudências, entre elas quatro do próprio TRE do Rio Grande do Norte (uma com origem em Baraúna, outra em Extremoz e as outras de Serra Caiada e Natal). Sempre com o argumento de que se os embargos de declaração (que só podem ser apresentados em casos de omissão, contradição ou obscuridade no texto da sentença ou acórdão) são apenas para protelar a condenação que deve ter caráter definitivo nessas circunstâncias. "Assim, neste caso, os embargos de declaração manejados pelos investigados e aqui recorridos não têm nenhum cabimento, não podendo ser acolhidos. Além disso, são totalmente procrastinatórios e como tal devem ser expressamente reconhecidos, daí derivando sua completa incapacidade de suspender ou de interromper o prazo do recurso efetivamente cabível. E não tendo sido interposto tempestivamente o recurso corretamente cabível, deve-se declarar o trânsito em julgado da sentença monocrática originária", acrescentou.

VERSÃO
A reportagem do O Mossoroense fez contato com o advogado da prefeita Cláudia Regina (DEM), Humberto Fernandes, para que ele se manifestasse sobre o parecer do procurador regional eleitoral. O causídico afirmou que não tinha "nada a declarar". "A gente vai esperar a decisão do TRE. No parecer do promotor ele dá do jeito que quiser", disparou.

Para MP Eleitoral, governadora não era obrigada a estar em processo

O procurador regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, afirmou que não há a obrigação de incluir a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) como parte integrante do processo. 
Ele disse que embora a governadora Rosalba Ciarlini tenha colaborado para o desequilíbrio do pleito com o uso da máquina pública, como entendeu o juiz Herval Sampaio, não havia a obrigação de incluí-la como parte integrante da ação. "A decisão não exige julgamento uniforme em relação a todas pessoas envolvidas no ato abusivo, uma vez que a declaração de inelegibilidade e a cassação do registro ou mandato dos beneficiários não alcançam o agente público responsável diretamente pelo desvio de poder, isto é, sua esfera jurídica não será afetada com a procedência do pedido", explicou.
O procurador também entendeu que na sentença Herval Sampaio deixou essa questão bem clara. Isso por si só já dispensaria a necessidade de um embargo de declaração. O correto seria um recurso eleitoral. "Não cabem embargos de declaração com base em suposta omissão quando a sentença originária cuidou do tema embargado de modo expresso e claro. O que se tem aí é a pretensão de rediscussão da matéria, o que é proibido. A parte deve lançar mão do recurso próprio, não de embargos declaratórios", destacou.
Para o promotor, os advogados da prefeita quiseram aproveitar-se do fato de Herval ter saído de férias logo após cassar a prefeita para ter um novo julgamento ainda na primeira instância. "Embargos de declaração propostos dessa forma devem ser considerados manifestamente protelatórios, já que a parte retarda indevidamente o processo, tentando, por meios impróprios e proibidos, ganhar uma nova chance de êxito ao pleitear novo julgamento por meio de embargos declaratórios sem nenhuma base legal, já que clara e manifesta a inexistência de qualquer omissão", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário