Pages

Subscribe:

Blog Archive

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Ufersa implantará curso de medicina em Assú

Novo curso ampliará alternativas para formação de médicos no Estado

O Ministério da Educação autorizou a criação de mais 60 vagas para o curso de Medicina na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que serão implantadas no futuro Campus da cidade de Assú. As novas vagas serão escalonadas em dois anos seguintes, sendo a primeira turma com 30 alunos já em 2016, e mais 30 vagas no ano seguinte, 2017. 
Com a boa notícia, a Universidade passará a contar com 120 vagas para medicina até 2017. O Governo Federal já havia liberado em meados de maio deste ano as primeiras 60 vagas para atender o Campus Central, em Mossoró, sendo 30 entradas também em 2016 e outras 30 vagas no ano seguinte. 
O professor José de Arimatea de Matos repassou a informação de Brasília, complementando que o novo Campus de Assú estará em funcionamento concomitante com as novas vagas de medicina na cidade. 
"A região do Vale do Açu realiza um antigo sonho com a chegada da Universidade. A nova Unidade da Ufersa irá funcionar como um Centro de Saúde, assim como em Mossoró", ressalta o professor. 
O próximo passo da Universidade será a elaboração do orçamento necessário para implantação do curso pela Pró-Reitoria de Planejamento. 
A planilha de investimentos será incorporada ao Orçamento do Ministério da Educação para contemplar uma estrutura dotada de biotérios, sala de aula, sala para professores, laboratórios, auditórios, acervo bibliotecário e recursos humanos - docentes e técnicos. 
"Todos os esforços serão feitos pela Universidade para acelerarmos as solicitações do MEC", garantiu o magnífico.

Primeira turma será selecionada em 2016

Os graduandos irão ingressar no curso através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para entrada em 2016, de modo que os candidatos deverão obrigatoriamente prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2015. 
Medicina em Assú será o 33º curso presencial da Ufersa, que já conta hoje com 20 graduações no Campus Central, cinco em Angicos, quatro em Caraúbas e duas em Pau dos Ferros. 
A Ufersa também já recebeu a autorização para a implantação do curso de Educação do Campo, que deverá ser implantado em Mossoró. 
"A conquista da Ufersa reflete a política de interiorização das ofertas de vagas do Ensino Superior por parte do Governo Federal, sobretudo na área da Saúde, que é um setor prioritário nas reivindicações da sociedade. Ganha o Rio Grande do Norte e principalmente o interior", defende o reitor José de Arimatea de Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário