Pages

Subscribe:

Blog Archive

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Copa das Confederações deixa dúvidas sobre Copa e legado de 2014

Estádios modernos podem não significar sucesso da Copa de 2014 (BBC Brasil)

Considerada um teste para a Copa do Mundo do ano que vem no Brasil, a Copa das Confederações terminou este domingo com uma lista de dúvidas sobre a capacidade do país de sediar com sucesso - não apenas esportivo - o torneio de 2014.

Os seis estádios utilizados na Copa das Confederações foram aprovados, com algumas ressalvas, mas problemas como as obras de infraestrutura ainda inacabadas e até mesmo os grandes protestos populares que questionam os gastos públicos com a organização do torneio e a suposta falta de legado da competição para o país mantiveram as incógnitas sobre como será o Mundial de 2014.

No campo esportivo, também se mantêm muitas dúvidas para o próximo ano, mas o saldo da Copa das Confederações foi mais positivo para o Brasil, já que a seleção nacional, desacreditada antes do torneio, conseguiu vencer a competição pela quarta vez, derrotando a favorita Espanha na final.

Pega de surpresa pelas manifestações populares e acuada como alvo das críticas nos protestos, a Fifa, entidade que comanda o futebol mundial e é responsável pelas Copas das Confederações e do Mundo, diz ter aprovado o teste deste ano no Brasil, mas com a ressalva de que isso não garante o sucesso no ano que vem.

"O teste teve sucesso. Sabemos agora onde há coisas para mudar e sabemos especialmente as coisas boas que já foram feitas", afirmou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante uma entrevista para um balanço da competição, na sexta-feira.

"Mas no ano que vem há uma outra dimensão. Agora tivemos 6 estádios e 8 equipes, e no ano que vem teremos 12 estádios e 32 times", observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário