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terça-feira, 25 de junho de 2013

Codern confirma que realizará concurso público

Codern em Areia Branca deverá ser contemplada com novo concurso público

NATAL/AREIA BRANCA - A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) abrirá concurso público para preenchimento de 35 vagas efetivas mais formação de cadastro de reserva em breve. 
Segundo a assessoria de imprensa da instituição, ainda não há data para divulgação do edital de abertura completo, pois o processo de licitação ainda está em andamento. Porém, algumas informações já foram divulgadas.
Em nível fundamental, o cargo em disputa é o de auxiliar de suporte técnico administrativo, nas especialidades de eletricista em manutenção, operador de pá mecânica, operador de guindaste, mecânico de manutenção, pintor especializado, jatista, soldador, torneiro mecânico e trabalhador portuário. 
Em nível médio, as vagas são para o cargo de assistente de suporte técnico administrativo nas especialidades de técnico em eletrotécnica, em eletromecânica, de contabilidade, de segurança do trabalho, assistente técnico administrativo, técnico (em hardware, software, em mecânica e ambiental).
Já para nível superior, o posto é o de analista técnico administrativo nas especialidades de engenheiro (de segurança do trabalho, civil, mecânico, elétrico), administrador, advogado, analista de sistemas, contador, economista, biólogo e enfermeiro. Cinco por cento das vagas serão destinadas às pessoas com deficiência.
Para nível fundamental o salário será de R$ 667, para médio de R$ 827,50 e para nível superior a remuneração será de R$ 1.893,18. Todos os cargos com jornada de 44 horas por semana.
Haverá provas de conhecimentos básicos e específicos, além de prova prática e objetiva, com conteúdo de língua portuguesa, matemática, noções de informática e noções de ética. Ainda não há cronograma.

Unidade administra dois portos no RN

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte administra dois portos no Rio Grande do Norte. O Porto de Natal e o Terminal Salineiro de Areia Branca, marcos na história do Rio Grande do Norte.
O projeto inicial do Porto de Natal foi aprovado em 14 de dezembro de 1922, através de decreto. No entanto, só dez anos depois, em 1932, o decreto de número 21.995, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, à frente do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, cria o Porto de Natal. 
No dia 21 de outubro desse mesmo ano o decreto é publicado no Diário Oficial da União. De imediato começou a construção do Porto de Natal. A obra foi gerenciada pelo engenheiro Hildebrando de Góis, que na época chefiava a extinta Inspetoria Fiscal dos Portos, Rios e Canais com sede no Rio de Janeiro. O engenheiro Décio Fonseca foi o primeiro administrador do Porto de Natal.
Já o Terminal Salineiro de Areia Branca foi inaugurado no dia 1º de março de 1974. Construído de aço, em alto-mar, com aproximadamente 15 mil metros quadrados, ele passou a ser o principal ponto de escoamento do sal produzido no Rio Grande do Norte. A primeira operação ocorreu no dia 4 de setembro de 1974.
Na construção desse terminal foram investidos 35 milhões de dólares. O projeto de engenharia da empresa americana Soros Associates Consulting Engeneers ganhou o reconhecimento internacional pelas entidades de engenharia marítima e foi considerado um dos dez melhores projetos em todos os ramos da engenharia. 
É uma obra pioneira em toda a América Latina. O Porto-Ilha é retangular, mede 92 metros de largura e 166 metros de comprimento. Foi aterrado com material coralíneo tirado da região e coberto com um piso de sal para garantir a pureza do produto armazenado.

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