Pages

Subscribe:

Blog Archive

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Projeto do curso de Engenharia Civil da Ufersa desenvolve banheiro utilizando plástico reciclado

Placas são 100% recicláveis

Os estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), através do projeto de extensão "Montagem de banheiro de plástico reciclado", estão tendo acesso a tecnologias inovadoras na construção civil através do uso de material reciclado. O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob coordenação da professora Aridenise Lucena.
Além dos estudantes de Engenharia Civil, o projeto ainda envolve alunos do curso de Ciência e Tecnologia e também estudantes de nível médio da Escola Estadual Moreira Dias. "A proposta é despertar o interesse vocacional pelo curso de Engenharia Civil", afirma a coordenadora.
As placas que compõem o banheiro são de plástico com revestimento interno de isopor. "Esse projeto visa elaborar o roteiro para realização de uma aula prática sobre montagem de banheiro sanitário em plástico reciclado", frisa a professora.
O projeto conta com a parceria da empresa cearense Impacto Protensão que fez a doação do material e disponibilizou profissionais especializados para demonstrar a primeira montagem. O custo gira em torno de R$ 3 mil e o banheiro fica pronto para utilização em menos de uma hora.
VANTAGENS
A construção sustentável se dá com a diminuição dos resíduos gerados, com o uso de produtos e com a utilização do menor número de recursos naturais possíveis. As placas utilizadas na montagem dos banheiros são 100% recicladas, sendo versáteis, práticas e seguras. Outra vantagem é a rapidez na montagem. O esqueleto para o encaixe das placas é metálico e o banheiro possui vaso sanitário, chuveiro e lavabo.
A unidade pode ser facilmente transportada e sua montagem não requer mão-de-obra especializada ou experiência na construção civil, apenas com a visualização de um manual gráfico que acompanha o produto. A solução pode ser utilizada em banheiros públicos, residenciais e canteiros de obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário