Cerca de duas mil pessoas saíram às ruas mossoroenses para dar um grito de "Chegaaaaa!". Vestidos de branco, com cartazes de protesto e flores em punho, participantes e apoiadores do grupo "Chegaaaaa!!! Paz Mossoró" percorreram ontem as principais ruas da cidade ecoando um desejo comum a todos os cidadãos potiguares: mais segurança para a cidade.
E foi justamente este sentimento comum de insegurança que fez o movimento, nascido de uma página no Facebook, fortalecer e ganhar às ruas, levando a todos um grito há muito tempo guardado na garganta dos cidadãos: "Chegaaa!!! Chega de impunidade, chega de descaso, chega de desigualdade, principalmente, chega de insegurança.
O pedido pela paz e o desejo de contribuir para essa paz acompanharam os cidadãos desde a concentração no Memorial da Resistência de Mossoró (MRM) até a praça Rodolfo Fernandes, conhecida como Praça do Pax. Crianças, jovens, adultos, idosos, todos sem distinção caminharam pacificamente pelas ruas de Mossoró dispostos a fazer seu apelo chegar às autoridades responsáveis e possibilitar que a segurança não seja apenas um sonho distante.
Para o fotógrafo Carlos Fernandes, um dos criadores do grupo, este primeiro momento é o passo inicial na luta conta a violência. "Muitas pessoas compareceram à mobilização vestindo as camisetas. Isso mostra que todos querem paz para Mossoró. Os índices de violência não podem continuar como estão", diz.
O fotógrafo Ricardo Lopes, também criador do grupo, avalia a mobilização como bastante positiva. "Este é só o começo. Outras mobilizações serão feitas na cidade. Vamos unir nossa voz para pedir paz para nossa cidade", declara, enfatizando o principal objetivo do grupo.
Todo o percurso foi acompanhado pela Polícia Militar. Mais que garantir a ordem e a tranquilidade do movimento, os policiais, como peça importante na engrenagem da segurança pública, também estavam apoiando a causa. O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Alvibá Gomes, destaca que a polícia está participando ativamente para fortalecer o movimento.
"Para a polícia fazer um bom trabalho precisa de estrutura, de um bom efetivo, mas sabemos que a questão de segurança não se resume ao policiamento. É preciso o desenvolvimento de políticas públicas para prevenir a criminalidade, a conscientização dos cidadãos e o fortalecimento da relação cidadão e família. Também é importante a participação do cidadão em atos como este, de fazer chegar às autoridades públicas o desejo de mudança" declara.
A manifestação conta com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindivarejo), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Igreja Católica, entre outras entidades.
Lojas fecham e comércio para por uma hora em apoio ao movimento
Alguns lojistas fecharam os seus estabelecimentos comerciais ontem das 9h às 10h. A medida teve como objetivo apoiar o movimento "Chegaaaaa! Paz Mossoró", além de possibilitar que os funcionários das lojas participassem do movimento.
Alguns lojistas afixaram cartazes em seus estabelecimentos, tanto com o símbolo do movimento quanto com frases de protestos pela insegurança na cidade. Muitos deles também se organizaram em frente as suas lojas, apoiando os cidadãos em passeata por segurança.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Alexandrino Lima, que estava presente ao movimento "Chegaaaaa!!!", enfatizou a importância do momento, em especial para os lojistas que estão entre as mais frequentes vítimas da onda de violência que assola a cidade.
"Muitos comerciantes estão fechando as portas na hora do almoço assustados devido ao grande número de assaltos. Por isso, estamos apoiando o grupo e unindo nossa voz no pedido de mais segurança para nossa cidade", declara Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário