Pages

Subscribe:

Blog Archive

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Primeira-dama do Encanto que, em menos de 120 dias, já mudou de partido três vezes, transferiu o Título Eleitoral para Água Nova, mas a Justiça ainda não deferiu

 
 
Como faço com certa regularidade no site do TSE, estava observando aquela página da Justiça Eleitoral e, para minha surpresa, constatei que a primeira-dama do município de Encanto, Yria Firmina Queiroz Rego, que também é Secretária Municipal de Assistência Social, transferiu o título eleitoral para o município de Água Nova no dia 14 de setembro último.

Causa bastante estranheza o fato de Yria Firmina ter requerido alistamento eleitoral da Terra de São Sebastião para a de Nossa Senhora de Fátima, porque toda a história política da sua família está com as raízes fincadas no Encanto. Seu avô paterno, Osvaldo Januário do Rêgo, exerceu vários mandatos eletivos de prefeito naquela urbe, seu pai, Valdécio Rêgo, além de vice, também venceu um pleito - não chegando a assumir em virtude de uma fatalidade - o tio, Osvaldo Filho, também foi alçado à condição de vice- prefeito uma vez e a tia, Firmina Rego, exerceu mandatos de vereadora.

O mais esquisito nessa história toda é que Yria Firmina é casada com o atual prefeito, Alberone Neri, que é candidato à reeleição. Deste modo, o que antes era contado apenas como lenda, desta vez um chefe de executivo, literalmente, não terá o voto da própria esposa.

Este assunto tem tomado conta das rodas de conversas da população do município de Água Nova, porque lá, segundo informações, não se tem nenhuma notícia de que ela tenha vínculos familiares, políticos, profissionais ou comerciais com aquela cidade. Logo, dificilmente teria como comprovar domicílio eleitoral que a amparasse para fazer a transferência do título sem que lhe causasse algum embaraço judicial - já que ela reside no Encanto, exerce cargo de Secretária da Assistência Social na Prefeitura e tem uma família constituída ali. 

Ademais, além de ser desconhecida, ela sequer visitava o lugar durante festividades da padroeira, emancipação política ou quaisquer outros eventos sócio-culturais e nem esporadicamente. De repente, do nada, sem nenhuma justificativa ou amparo legal, transferiu o título do município onde o marido é prefeito visando, tão-somente, disputar mandato eletivo noutro alheio às suas tradições políticas.

Em razão disso, comenta-se muito em Água Nova que a Justiça Eleitoral da 40ª Zona, com sede em Pau dos Ferros, por não se convencer dos endereços e documentos fornecidos pela primeira-dama, Yria Firmina, como sua residência fixa na cidade ou domicílio, já abriu diligência para apurar o caso e ainda NÃO DEFERIU sua transferência. Logo, está sub judice

E tem mais.

No mês de julho próximo passado, a primeira-dama do Encanto pediu desligamento do PMDB. Em seguida, migrou para o PSB, onde assumiu a presidência da Comissão Provisória da sigla no dia 01 de agosto, afirmando à alta cúpula do partido, em Natal, que o esposo iria renunciar ao cargo, em tempo hábil, para que ela pudesse ser a candidata pela legenda para sucedê-lo. Como a farsa foi descoberta, a ex-governadora, Wilma de Faria, revogou a Comissão no dia 08 do mesmo mês e devolveu aos antigos titulares. Esse episódio foi manchete em diversos veículos de comunicação do estado.

Agora, no dia 05 de outubro, portanto dois dias antes do prazo final para quem deseja concorrer às eleições vindouras, Yria Firmina assinou ficha de filiação no DEMocratas de Água Nova. Deste modo, em menos de 120 vinte dias, a primeira-dama do Encanto já peregrinou por três partidos: dois deles (PMDB e PSB da sua cidade de origem).

Acaso a transferência do titulo da primeira-dama do Encanto seja indeferida, ela, provavelmente, também ficará impedida de votar em 2012, pois terá o documento cancelado.
 
do blog do capote

Nenhum comentário:

Postar um comentário