Pages

Subscribe:

Blog Archive

sábado, 10 de agosto de 2013

Feira do Livro de Mossoró comemora centenário de Vinicius de Moraes com recital do Grupo Vina

Visitantes analisam obras expostas na feira - Cacau

Neste sábado, a edição 2013 da Feira do Livro de Mossoró reserva um momento especial para comemorar o centenário do poeta brasileiro Vinicius de Moraes. A partir das 19h, haverá uma apresentação de um recital do grupo Vina somente com músicas do poeta. Logo após, às 19h40, será realizado um bate-papo com o biógrafo do músico, José Castello, além do professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Aluísio Barros.
"José Castello é um jornalista e crítico musical e participou da primeira edição da Feira do Livro de Mossoró, realizada em 2005. Agora, ele volta à cidade para falar do centenário de Vinicius de Moraes. Como ele é biógrafo do 'poetinha', tem conhecimento sobre curiosidades diversas. Então, além de falar sobre a vida dele, também irá expor esses detalhes desconhecidos", explica Rilder Medeiros, coordenador do evento.
Segundo Rilder Medeiros, a temática foi escolhida em virtude da importância do poeta brasileiro. "É um dos poetas mais importantes do Brasil e é desconhecido por grande parte do público em geral. Por ser um ano marcante e devido à sua importância para a literatura, decidimos apresentar esse momento especial para discutir sua vida e obra com os interessados. Estamos esperando uma participação boa por parte da população", destaca.
A Feira do Livro de Mossoró segue até amanhã no Mossoró West Shopping com o objetivo de incentivar a leitura e produção literária. O evento conta com debates, palestras, atrações culturais variadas, oficinas, bate-papos, lançamento de livros, além de mais de 30 expositores em estandes com variados materiais didáticos e literários. O evento contou com a participação do escritor Pedro Bandeira em sua palestra de abertura.
Entre os temas discutidos na Feira estão: literatura de cordel, a leitura como transformação, a poesia e as novas mídias, a história do forró, a revolução Paulo Freire da educação, entre outros.

Pernambucano Ivaldo Batista lança cordel sobre a resistência de Mossoró ao bando de Lampião

O cordelista Ivaldo Batista lançará hoje, 10, um cordel sobre a história da resistência de Mossoró ao bando do cangaceiro Lampião. A solenidade ocorrerá no Espaço do Autor, dentro da programação da Feira do Livro de Mossoró, que está sendo realizada no Mossoró West Shopping. 
Natural de Pernambuco, o cordelista escolheu a Feira do Livro para lançar seu cordel devido à importância do evento em toda a região. "O evento cria um espaço para incentivar a leitura e a produção literária. Então, é o local apropriado para lançar esse cordel", diz. 
Ivaldo Batista informa que o folheto é uma homenagem ao povo potiguar pela bravura e resistência. "O cordel sobre a resistência de Mossoró ao bando de Lampião fala sobre a identidade do povo potiguar, um povo que se diferencia sobre os demais, sobretudo no aspecto da bravura. O folheto é um tributo a este povo tão forte", destaca o cordelista. 
Na profissão desde 1996, Ivaldo Batista é autor de 52 cordéis e seis livros. Ao longo de sua experiência de anos de carreira, ele avalia como bastante positivo o espaço que a Feira do Livro abre para os cordelistas. "O cordel é uma arte que cresce ao longo dos anos, e quando se cria espaço para a divulgação, ele se torna um gigante. E é isto que a Feira do Livro proporciona ao cordel", finaliza.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE PALCO ESTAÇÃO DAS LETRAS

Tarde
15h -Oficina Aprendendo Xilogravura, com José Costa Leite
Noite
18h - Mesa-Redonda Poesia e Mídias Sociais (Camila Paula, Lívio Oliveira, Mário Gerson e Marcos Medeiros)
19h - Apresentação Lírico-musical: Vinicius de Moraes: um refém da paixão - Vina: 100 anos Vinicius
19h40 -Bate-Papo O Centenário de Vinicius de Moraes, com: José Castello e Aluísio Barros

ESPAÇO DO AUTOR

Tarde
14h- Lançamento do livro O farol do Porto da Paz, de Kelly Cortez
16h - Lançamento da Coleção "Conte mais uma", de Serjane Lobato

Noite
18h - Lançamento do livro Mossoró bota Lampião pra correr, de Ivaldo Batista
19h - Lançamentos de Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário