Pages

Subscribe:

Blog Archive

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Servidores da Segurança, Educação e Saúde em greve por tempo indeterminado

Sinte/RN decidiu entrar em greve na manhã de ontem - Sinte/RN - Lenilton Lima

Os servidores estaduais da Educação se reuniram na manhã de ontem em assembleia estadual e decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado. Agora os trabalhadores dos três serviços essenciais estão em greve no Estado: Saúde (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte), Educação (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN) e Segurança (Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN).

As regionais do Sinte/RN devem fazer suas assembleias para ratificar ou não a deflagração da greve. A categoria irá se reunir em Mossoró amanhã, às 15h, na sede do sindicato, para decidir se acompanha a decisão da assembleia estadual. "Acreditamos que a categoria irá acompanhar o resultado da greve definida em Natal. Até porque já nos reunimos antes da assembleia estadual e, por unanimidade, os servidores votaram pela indicação da greve", afirma Rômulo Arnaud, coordenador-geral do Sinte/RN.

Segundo o sindicalista, a postura da categoria é de indignação perante o Governo do Estado. "O governo tenta desvirtuar o foco da nossa mobilização para nos acusar de fazer greve política. Toda greve é política. Ela não é partidária, ou seja, não tem partido político. Antes mesmo da deflagração da greve, a secretária da Educação já estava dizendo que iria pedir a ilegalidade da greve e que iria cortar o ponto dos servidores", afirma.

Ainda segundo Rômulo Arnaud, a administração estadual não tem atendido o pleito da categoria. "O governo não respeita os servidores, não respeita a Educação e muito menos o Judiciário. Já temos decisão judicial do STF (Supremo Tribunal Federal) que manda pagar o terço da hora-atividade e até agora nada foi feito. Fizeram uma readequação da carga horária que só fez aumentar ainda mais o déficit de professores. Pelo menos 90% das escolas precisam de reformas e nada é feito", elenca.

O coordenador-geral do Sinte/RN ainda cita a necessidade de reformulação do plano de carreira dos professores. "Nosso plano de carreira é anterior à Lei do Piso e precisa passar por atualização. Da mesma forma, o plano de carreira dos funcionários precisa ser implementado. Em vez de fazer isso, o governo agora ameaça abrir um processo administrativo contra os diretores do Sinte/RN para a demissão", avalia Rômulo Arnaud.

MEDIDA

Em coletiva realizada ontem, a secretária de Estado da Educação, professora Betânia Ramalho, anunciou que irá acionar a Justiça, por meio da Procuradoria Geral do Estado, para pedir a ilegalidade da greve dos professores. Também foi anunciado o corte do ponto de todos os professores que aderirem à paralisação. 

Segundo ela, os motivos alegados pelo sindicato não justificam uma paralisação. "O Sinte está promovendo uma greve política e o que está por trás disso é a decisão da secretaria de suspender as cessões de 46 servidores da Educação para a entidade. Embora o sindicato acuse o Estado de perseguição, o fato é que precisávamos cumprir a recomendação do Ministério Público, sob o risco de sofrermos sanções por improbidade administrativa."

Servidores grevistas fazem mobilizações durante a semana em Natal e Mossoró

Os servidores do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) aderiram ontem à greve dos policiais civis, que entram para a segunda semana de paralisação. Também estão em greve há cerca de duas semanas os servidores da saúde. As categorias em greve farão mobilizações esta semana para fortalecer o movimento. 

A mobilização dos servidores do Itep e Polícia Civil foi realizada ontem, em Natal, com uma passeata saindo da sede do Sinpol até a praça do Relógio, no bairro Alecrim. Na ocasião, os grevistas informaram à população sobre as razões que levaram os servidores do Itep, agentes e escrivães a deflagrarem estas greves.

Já os servidores da saúde promoverão um ato público hoje, 13, em Mossoró. A concentração será às 10h, em frente ao Hospital Rafael Fernandes. De lá, os profissionais sairão em caminhada até a praça Rodolfo Fernandes, conhecida como Praça do Pax. 

Para a mobilização estão sendo esperadas caravanas das regionais de saúde de Caicó, Santa Cruz, Pau dos Ferros, e servidores de Apodi, Assú, Macau e Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário