Pages

Subscribe:

Blog Archive

quinta-feira, 7 de março de 2013

O Brasil a 100 dias da Copa das Confederações


A edição de 2013 da Copa das Confederações reúne ingredientes que dificilmente serão possíveis juntar em uma outra edição do torneio. Estarão em campo seleções que simbolizam nada menos que 12 títulos mundiais. São cinco do Brasil, quatro da Itália, dois do Uruguai e um da atual detentora da taça, a Espanha. Os mexicanos, atuais campeões olímpicos, além de Nigéria, Japão e Taiti, também estarão presentes. Não à toa, mais de 475 mil ingressos foram comercializados pela FIFA até o fim de fevereiro.

A 100 dias de a bola rolar para Brasil x Japão, no Estádio Nacional de Brasília, duas das seis arenas que serão utilizadas já estão em fase de testes: o Mineirão, em Belo Horizonte, e o Castelão, em Fortaleza. No Mineirão, a partida entre Brasil x Chile, em 24 de abril, servirá como teste oficial da FIFA. A Secopa-MG também anunciou que um show de Paul McCartney será realizado na arena em 3 de maio. As outras quatro estão na fase final de obras.

Na Fonte Nova, em Salvador, as atenções já se voltam para a etapa dos acabamentos, em que são testados sistemas de segurança, de combate a incêndio, instalações elétricas, tecnologia da informação, rádio, telefonia e sistemas hidráulicos. A previsão é de que seja inaugurada em 7 de abril, com o clássico local entre Bahia x Vitória. Na Copa das Confederações, o grande destaque será o clássico entre Brasil x Itália, agendado para 22 de junho.

Em Brasília, o Estádio Nacional Mané Garrincha vive a última fase de instalação da cobertura. Funcionando como sistema de "roda de bicicleta invertida", ela é composta por uma estrutura tensionada com cabos e treliças metálicas que cobrirá os 71 mil assentos. Quando a cobertura estiver finalizada, terá início a instalação das cadeiras e o plantio do gramado. A previsão é de que a sede da abertura da competição seja entregue em 21 de abril, aniversário da cidade.

A Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife, tem mais de 90% das obras concluídas, conforme informações divulgadas pela construtora responsável. O estádio está com a montagem das arquibancadas finalizada e os assentos sendo instalados. A cobertura foi concluída no fim de fevereiro e a data agendada para a inauguração é 14 de abril.

Palco da grande final, o Maracanã, no Rio de Janeiro, teve o início da montagem da cobertura e da instalação dos assentos em fevereiro. A estrutura do "teto" é formada por cabos e por uma membrana tensionada, autolimpante e translúcida. Ao todo, 5.500 operários trabalham na arena, que terá capacidade para cerca de 79 mil espectadores. A previsão é de que a obra seja entregue em abril. O estádio receberá, ainda, um amistoso do Brasil dias antes de a bola rolar para a Copa das Confederações. Brasil x Inglaterra, que mediram forças em 6 de fevereiro, voltarão a campo em 2 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário