Pages

Subscribe:

Blog Archive

sexta-feira, 29 de março de 2013

Católicos relembram os últimos instantes de Jesus Cristo na Terra

Celebração diferenciada é utilizada para estimular os fiéis a refletirem sobre a Morte e Paixão de Cristo - Marcos Lima

Para a Igreja Católica, a Tríade Pascal é um momento de reviver os últimos instantes de Cristo na Terra. Hoje, Sexta-feira Santa, é o único dia que não se celebra a eucaristia e não há consagração das hóstias, pois como indica a religião esse é um momento para refletir acerca do julgamento, condenação, martírio, morte e sepultamento do Messias. 
Padre Ivonzéliton Nunes destaca que, durante toda a sexta-feira, a morte de Cristo é revivida. "A Igreja se prepara para este momento que simboliza a Paixão e Morte de Jesus, o altar é desnudado, tiram-se as hóstias do sacrário. Existe a celebração da Paixão, em que acontece o 'Beijo da Cruz', porém esse é um momento diferenciado onde não existem cantos", explicou.
Ele complementa dizendo que muitos cristãos se identificam com essa passagem bíblica, pois ela simboliza a expiação dos pecados. "Apesar de toda a dor e sofrimento, a morte neste dia não pode ser vista apenas com tristeza, devemos celebrar a passagem da vida como uma perspectiva de futuro", esclarece o padre.
Para celebrar a data, a Catequese de Santa Luzia realiza, às 7h e às 15h, a Via-Sacra. Logo mais à tarde, às 16h, na Catedral, será celebrada a ação litúrgica da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Ainda à tarde, às 18h, ocorre procissão com a imagem do Senhor Morto, saindo da Catedral em direção à Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A Paróquia do Alto de São Manoel relembra a Via-Sacra percorrendo as principais ruas da comunidade, a partir das 6h. À tarde, às 15h, ocorre a celebração da Paixão e Morte de Cristo, em seguida, às 17h, ocorre a Procissão do Silêncio, que irá preparar os fiéis para a grande vigília.
Outra forma utilizada pela Igreja para marcar a Sexta-feira Santa é a realização da abstinência e do jejum. Segundo a tradição religiosa, é importante que os fiéis façam a abstenção de carne, pelo menos nas sextas-feiras da Quaresma. A comida poderá ser substituída pela privação de outros alimentos e bebidas, sobretudo os mais requintados e dispendiosos. 
Já o jejum é uma forma de penitência que consiste na privação de alimentos. Para tal prática, a orientação tradicional é que se faça apenas uma refeição completa durante o dia e, caso haja necessidade, pode-se tomar duas outras pequenas refeições, que não sejam iguais em quantidade habitual.

Jovens mossoroenses encenam a Paixão de Cristo

Grupos de jovens e paróquias de Mossoró vão realizar encenações da Paixão de Cristo hoje, durante as comemorações da Semana Santa. Entre as instituições religiosas que irão realizar espetáculos teatrais, estão a Igreja de São José e o Santuário de Santa Clara.
No Santuário de Santa Clara a peça será interpretada por cerca de 50 jovens da comunidade local. Segundo os organizadores do evento, a expectativa é bastante grande, pois os ensaios foram realizados durante todo o mês e é esperado que seis mil pessoas vejam o espetáculo. A encenação será realizada às 21h, no espaço cultural, ao lado do Santuário, localizado no bairro Dom Jaime Câmara.
A Paróquia de São José irá realizar um espetáculo diferenciado, pois em vez de acontecer em um local específico a peça irá percorrer algumas ruas da comunidade. Segundo a coordenadora da liturgia, Lúcia Souza, a encenação tem como objetivo levar a mensagem da Paixão de Cristo a todos, inclusive para aqueles que por algum motivo não possam sair de suas casas.
"A peça terá início na rua Nilo Peçanha, às 17h, e irá percorrer algumas vias até chegar ao Centro de Evangelização, localizado na rua Marechal Deodoro. Os jovens que irão participar da peça participaram por todo o processo criativo, como confecção de figurino, roteiro. É importante essa iniciativa, porque oferece à população um momento para refletir sobre o sofrimento de Cristo nesse período", explicou Lúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário