Pages

Subscribe:

Blog Archive

quarta-feira, 6 de março de 2013

Municípios têm até 10 de março para fazer a inscrição no programa Saúde na Escola

Programa-Saúde-na-Escola

Os municípios interessados em fazer parte do Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde têm até o dia 10 de março para fazer a inscrição. O objetivo do programa é mobilizar os alunos das escolas públicas para praticarem medidas de prevenção contra doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo. Este ano, as ações vão estar voltadas para creches, pré-escolas e estudantes com idade entre 5 e 19 anos.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde, Thais Severino da Silva, a prioridade de 2013 será trabalhar o tema saúde da visão. "Em relação à acuidade visual, foi identificado que hoje 30% das crianças em idade escolar tem apresentado problema de refração. Esse problema de refração tem sido um grande dispositivo para trazer muitas influências para a questão da evasão escolar, repetência escolar e limitações na qualidade de vida, além de dificuldades para futura inclusão no mercado de trabalho dessas crianças que estão na escola".

Thais falou também que, além de orientar as escolas sobre a saúde da visão, os profissionais de saúde também vão voltar a abordar o tema obesidade, assunto que foi tratado no ano passado. "No ano passado teve um tema que foi obesidade, que teve muito sucesso e muita adesão por parte dos municípios, grandes ações foram feitas, então ele vai ser repetido esse ano, tendo em vista o grande desafio que o Brasil tem na redução do peso e prevenção das doenças crônicas."

Em 2012, mais de nove milhões de alunos participaram da Semana Saúde na Escola. Este ano, as ações acontecem entre os dias 11 e 15 deste mês. Os municípios interessados devem preencher a ficha de inscrição que está disponível no site do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário