Pages

Subscribe:

Blog Archive

quarta-feira, 6 de março de 2013

Maior telescópio do mundo vai ser inaugurado

alma

O maior projeto astronômico terrestre do mundo vai ser inaugurado este mês no Chile.

A cerimónia de lançamento do sofisticado projeto internacional, chamado ALMA, Large Millimeter/submillimeter Array, será transmitida em tempo real na internet, para permitir que pessoas de todo o mundo assistam.

As instalações do Centro de Apoio às Operações do observatório ficam a uma altitude de 2.900 metros nos Andes chilenos. 
O ALMA consiste num único telescópio com um design revolucionário, composto por 66 antenas de alta precisão localizadas a cinco mil metros de altitude, no norte do Chile.
As antenas podem ser deslocadas a distâncias máximas entre si que vão dos 150 metros aos 16 quilômetros, proporcionando um poderoso e variável poder de focagem.

O ALMA estudará a radiação produzida por alguns dos objetos mais frios do Universo.

Esta radiação tem um comprimento de onda da ordem do milímetro, entre o infravermelho e as ondas de rádio e é por isso designada por radiação milimétrica e sub-milimétrica. 

Através do ALMA, os astrônomos poderão estudar as condições químicas e físicas nas nuvens moleculares – as regiões densas de gás e poeira, onde nascem estrelas. Estas regiões do Universo são frequentemente escuras e opacas na radiação óptica, mas brilham distintamente nas bandas do milimétrico e sub-milimétrico.

O ALMA é uma infraestrutura astronômica internacional feita graças a uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile.

Na Europa, o ALMA é financiado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO).

Serviço:

A transmissão vai decorrer entre as 14:30 e as 16:00 horas (GMT) e poderá ser acompanhada, no dia 13 de março neste endereço : http://www.almaobservatory.org/inauguration/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário