O VIII Salão de Iniciação Científica e o I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizado de 15 a 17 de outubro, continuam revelando projetos científicos inovadores, como a descoberta do efeito de um tipo de radiação para possível uso na biomedicina.
O projeto Efeitos Ópticos em Cristais Naturais Devido a Fônons e Magnos no Infravermelho Distante, pesquisado pelo aluno Rair Macedo da Silva e orientado pelo professor Thomas Dumelow, identifica radiação infravermelha (invisível) a partir de retração negativa em metais naturais. Até então, esse fenômeno era possível apenas em materiais artificiais.
Thomas Dumelow explica que o projeto estuda efeitos de raios infravermelhos e revela que uso na biomedicina pode ser feito através da observação de moléculas, facilitando estudos e pesquisas no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com intuito de encontrar causa, mecanismo, prevenção, diagnóstico e tratamento.
O estudo da irradiação infravermelha em metais naturais é feito desde 2008, com suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e realizado através de um equipamento denominado espectrômico, importado da Inglaterra, que confere mais precisão ao trabalho.
O projeto foi um dos vencedores do VIII Salão de Iniciação Científica e o I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern, e também obteve repercussão internacional, com títulos e publicações no exterior. Em 2011, conquistou o prêmio Projeto do Ano na área pela revista Optic Photomic News e foi veiculado na revista Fisico Revil Letter e Fisico Revil B.
"Posteriormente, a intenção é estudar meios de controlar radiação negativa, possivelmente através de aparelhos", adianta o professor Thomas Dumelow, acrescentando o empenho e dedicação do estudante Rair Macedo da Silva e enaltecendo o caráter pragmático e produtivo da pesquisa: de influenciar em pesquisas em prol da saúde humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário