No início de novembro a Gerência de Agricultura, a Secretaria de Defesa Social, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outras entidades, deram início à "Operação Carro-Pipa Estadual". A previsão é de que cerca de 22 mil pessoas que residem nas 133 comunidades rurais e assentamentos de Mossoró sejam beneficiadas pelo projeto.
O titular da Gerência de Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos, Rondinelli Carlos dos Santos, disse que a ação tem como principal objetivo reforçar o fornecimento de água nas regiões afetadas pela estiagem.
"Desde o início de novembro dois carros-pipas têm reforçado a entrega de água nas comunidades rurais e assentamentos. Como realizamos visitas constantes nesses locais, estabelecemos um calendário e, de acordo com a demanda nessas regiões, vamos fornecendo o líquido. Temos 133 comunidades rurais, além dos assentamentos, a previsão é de que 22 mil pessoas sejam beneficiadas com a ação".
Rondinelli ainda destaca que a ação está prevista para acontecer no prazo de 120 dias, porém caso as chuvas não retornem em fevereiro esta deve ser prorrogada.
De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel BM Acioli, alguns municípios não assinaram o Termo de Cooperação e não há profissionais do serviço de carros-pipas para atender estas cidades. "Realizamos dois credenciamentos, mas não houve interesse dos pipeiros para algumas regiões", informou o coordenador.
A "Operação Carro-Pipa Estadual" atua em 15 municípios em Situação de Emergência, tais como Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Martins e São Miguel do Gostoso. Para reforçar o abastecimento de água nessas cidades, 22 pipeiros foram credenciados por meio de dois editais, realizados em setembro e outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário