As obras de esgotamento sanitário de Pau dos Ferros foram iniciadas. Os serviços recebem investimentos de R$ 809 mil, realizado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), com recursos próprios, e prevê ainda a construção de emissários e redes coletoras de esgotos. A fase atual de trabalhos envolve a limpeza dos coletores da rede de esgotos, existente, o erguimento do muro da Estação Elevatória e o nivelamento da rede coletora que será executada.
O impacto desta ação da Caern trará melhorias sanitárias para a área urbana do município. Serão saneados os bairros João XXIII, São Benedito, Cohab antiga, Manoel Deodato, Centro da cidade e parte do São Judas Tadeu e Frei Damião, coletando efluentes de 900 imóveis. Neste sistema estão sendo construídos emissários e redes coletoras. A Estação de Bombeamento e de Tratamento de esgotos está com suas obras físicas prontas.
Durante as obras serão implantados 1.200 metros de rede coletora de esgotos, com diâmetro variando entre 150 e 300 milímetros. A Estação Elevatória (EE) para bombeamento dos esgotos foi construída no bairro João XXIII, faltando apenas à montagem dos seus equipamentos e a interligação da rede coletora à Estação.
A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) foi erguida na saída de Pau dos Ferros para o município de São Francisco do Oeste, sendo formada por três lagoas, uma anaeróbia, outra facultativa e a terceira de maturação. A unidade receberá também os dejetos oriundos do bairro Manoel Deodato que hoje são lançados no rio Apodi-Mossoró sem tratamento. A cidade de Pau dos Ferros elevará o índice de coleta e tratamento de dejetos para 70% dos domicílios nos próximos seis meses. Atualmente a coleta de esgotos atende a 10% dos imóveis.
PRESERVAÇÃO
O esgotamento sanitário de Pau dos Ferros beneficia, diretamente, o rio Apodi/Mossoró. Os efluentes deixam de ser jogados no manancial com esta modalidade de obra. O estuário deságua no açude de Pau dos Ferros, de onde é captada a água bruta que abastece a cidade. Ao impedir o despejo dos efluentes, a Companhia preserva uma das suas principais fontes de abastecimento naquela região do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário