Peças de vestuário com valor médio de R$ 132,50, pagas à vista, em dinheiro e compradas na semana anterior ao domingo, 12. Estas devem ser as características da maioria dos presentes que os natalenses deverão comprar para suas mães este ano.
Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte.
De acordo com a pesquisa, 24,8% dos entrevistados citaram os itens de vestuário como os preferidos para as compras. O próprio percentual da maioria (que representa menos que um quarto das pessoas ouvidas) mostra, no entanto, que a listagem dos presentes escolhidos é bem diversificada. Depois do vesturário, foram citados os eletrodomésticos (21,8%), perfumes e cosméticos (16,8%), calçados e bolsas (11,2%), celular (2,6%), joias (1,7%), flores (1,3%) e livros (0,7%).
O IPDC aponta também que 37,9% dos filhos vão gastar entre R$ 50 e R$ 100 com o presente. Outros 19,3% afirmaram estar dispostos a gastar entre R$ 101 e R$ 200. Entre os entrevistados, 54,4% disseram que pretendem pagar as compras à vista e em dinheiro, enquanto que 33,8% afirmaram que vão usar o cartão de crédito.
Confirmando o hábito de deixar tudo para a última hora, a maioria dos consumidores (67,4%) disse que pretende ir às compras somente nesta semana que antecede ao Dia das Mães (de 6 a 11 de maio). Outros 25,2% disseram que irão adquirir os presentes quinze dias antes da data comemorativa.
O levantamento do IPDC também ratifica a eficácia das promoções nestas datas emblemáticas. Segundo a pesquisa, 65% dos consumidores se disseram motivados a entrar nas lojas diante deste tipo de atrativo.
Outra máxima que a tradição já consagrou - a de levar as mamães para almoçar fora no dia dedicado a elas - foi confirmada pela pesquisa IPDC-Fecomércio RN. Nada menos que 26,2% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer isto no domingo, 12.
Avaliação mostra otimismo em relação ao poder de compra
Como forma de medir o grau de otimismo dos natalenses, o IPDC também questionou qual seria a percepção dos entrevistados em relação ao atual momento para compra de produtos. Deles, 39,3% responderam que o momento é ótimo ou bom, enquanto que outros 43,8% disseram que o momento é apenas regular, além dos 16,7% que falaram que a situação é ruim ou péssima.
Já quando perguntados sobre a sua situação financeira atual, comparada àquela que tinham há um ano, 51,6% dos entrevistados avaliaram como melhor, 32,7% afirmaram estar igual e 15,7% afirmam que a situação financeira piorou.
O Dia das Mães está entre as três melhores datas de vendas para o comércio ao longo do ano. No ano passado, especificamente no Rio Grande do Norte, a data foi responsável pelo aumento de 6,9% nas vendas.
Em 2011, o incremento bateu na casa dos 11,1%. A pesquisa do IPDC foi realizada entre os dias 16 e 18 de abril e ouviu 600 pessoas nas quatro regiões administrativas de Natal. A íntegra da pesquisa pode ser consultada no endereço www.fecomerciorn.com.br no link IPDC.
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