Pages

Subscribe:

Blog Archive

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Pau dos Ferros: Alunos comemoram instalações do Campus da Ufersa


Com foto oficial em frente ao prédio administrativo e hino nacional ao som de guitarra, os estudantes e a equipe técnica pedagógica do campus de Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido comemoram a mudança para as novas instalações da Universidade. O reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, ressaltou a importância do momento que representa mais um marco na consolidação do crescimento da instituição.

“Com a transformação da Esam para Ufersa, em 2005, saltamos de 4 para 20 cursos e, 1 mil para mais de 7 mil estudantes”, frisou, enaltecendo a mais recente conquista, aprovada na semana passada pelo Ministério da Educação, que é a provação de 60 vagas para implantação do curso de Medicina em Mossoró. O reitor ressaltou ainda da importância de consolidar os campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

Especificamente na Ufersa Pau dos Ferros, onde funcionam dois cursos bacharelado em Ciência e tecnologia, a expectativa é para implantação de quatro cursos de engenharia. As aulas começaram a funcionar no novo campus em quatro prédios: administrativo, sala de aulas e o bloco de laboratórios – química física e informática. Outros três estão em obras.

Ao falar para os estudantes, o professor Arimatea de Matos salientou a importância da conquista de uma vaga na Ufersa. “Estamos entre as 5 melhores universidades federais do Norte/Nordeste e vocês fazem parte de uma elite que corresponde a 3% dos jovens brasileiros que conquistam uma vaga numa instituição pública e de qualidade”, frisou o reitor.

Quando apresentou a equipe que compõe o campus central da Ufersa, o reitor ratificou aos estudantes o potencial dos professores, mestres e doutores, com dedicação exclusiva, aptos para orientação em projetos de pesquisas e extensão. “A biblioteca virtual é outro instrumento importante da formação de vocês”, lembrou, salientando que o acervo possui os livros básicos de matemática e física.

Para o reitor, a Ufersa Pau dos Ferros, apesar ainda não está funcionando na sua plenitude possui infraestrutura para o bacharelado em Ciência e Tecnologia, adiantando que a Universidade Federal do Semi-Árido oferecerá anualmente 540 vagas distribuídas nos cursos de engenharias. “A pesquisa e a extensão são grandes diferenciais da nossa instituição”, frisou.

“Transformar a Ufersa numa instituição de excelência”. Esse é o propósito da atual administração, disse o vice-reitor, professor Francisco Odolberto, aconselhando os estudantes a confiarem na universidade, nos professores e neles próprios para um resultado positivo a médio e longo prazo. “Aproveitem essa oportunidade e façam de Pau dos Ferros o melhor dos três campi da Ufersa”, disse o professor Odolberto.

Para o estudante veterano Lucas Pessoa, a mudança para o novo campus melhorou em muito as condições de ensino. “Aqui está ótimo, as salas são amplas e climatizadas, além dos laboratórios bem equipados”, disse. Já a estudante piauiense, Joseane Souza de Abreu, a infraestrutura da Ufersa superou todas as expectativas. “Muito boa, tanto a universidade, como a cidade e as pessoas daqui, alunos e professores”, afirmou. Joseane saiu de Floriano, no Piauí para realizar o sonho de ser tornar engenheira eletricista ou mecânica.

A equipe do campus central também se reuniu com a equipe da Ufersa Pau dos Ferros para tratar de assuntos administrativos. “Somos uma única universidade em espaços diferentes”, resumiu o reitor, Arimatea de Matos, salientando que outras reuniões da reitoria itinerante vão acontecer nessa administração nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

do Blog do Capote

Nenhum comentário:

Postar um comentário