NATAL/INTERIOR - O programa Cozinha Brasil está entre as prioridades do Sistema Indústria no Estado. A declaração foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, durante reunião na semana passada com prefeitos e representantes de municípios da região do Alto Oeste.
Durante o encontro, foram definidos o papel que caberá às prefeituras e secretarias municipais de Assistência Social durante os cursos que serão oferecidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesei-RN), por intermédio do Cozinha Brasil, em cada uma dessas cidades.
"Com esse programa, a indústria dá uma contribuição para a reeducação alimentar, ajuda no pleno aproveitamento dos alimentos pela população e também capacita pessoas que trabalhem com preparo de refeições. Sem querer ocupar o papel que cabe ao governo, é mais uma ação por intermédio da qual atuamos na área de responsabilidade social", afirmou o presidente da Fiern.
Ele destacou que a ampliação do Cozinha Brasil, que vai chegar a diversos municípios do interior, faz parte do empenho para "ir onde a indústria está". "Independente do porte das empresas industriais, o Sistema Fiern precisa estar presente para oferecer seus serviços a esses empreendedores", destacou.
Ele acrescentou também que há uma disposição da Federação em contribuir com o programa governamental "RN Mais Justo", daí a determinação para que o programa seja levado às cidades com níveis de pobreza mais acentuados.
O secretário estadual de Trabalho e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa, que também participou da reunião, destacou a importância desta parceria entre entidades representativas de empresas privadas, o Governo do Estado e as prefeituras.
"A Fiern, com seus 'braços' de atuação Sesi, Senai e IEL, está solidária com os municípios mais carentes e contribuindo de forma efetiva para reduzir a pobreza, na medida em que capacita para o trabalho, isso é fundamental para superarmos os desafios sociais e avançarmos rumo ao desenvolvimento sustentável", destacou.
Reunião preparatória reunião prefeitos da região
Os diretores da Fiern, Heyder Dantas (primeiro-secretário) e Roberto Serquiz (primeiro-tesoureiro), além do diretor regional do Sesi-RN, Hélder Maranhão, e do superintendente de Relações Institucionais e com o Mercado do Sistema da Federação, Fernando Antônio Bezerra, participaram da reunião preparatória com os prefeitos e secretários da região.
Estiveram no encontro representantes dos municípios de Paraná, Portalegre, Encanto, Olho D'Água do Borges, Patu, Venha-Ver, Luís Gomes e Riacho da Cruz.
O Cozinha Brasil é um programa desenvolvido pelo Sesi que tem o objetivo de estimular refeições com "qualidade, economia e sabor". O programa ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.
A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa "Alimente-se Bem", do Sesi de São Paulo. As nutricionistas ensinam e orientam os participantes dos cursos para o aproveitamento de todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes.
Os profissionais do Sesi capacitam para o preparo de receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. Com uma unidade móvel que tem uma cozinha e equipamentos necessários ao treinamento, o Cozinha Brasil, que já chegava a alguns municípios do interior do RN, vem sendo ampliado neste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário