Pages

Subscribe:

Blog Archive

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ENCANTO: O tempo do Imperador



 

VEJA COMO ERA ANTIGAMENTE EM ROMA

Como conta a história, na Roma antiga a sociedade era mantida em "ordem" com base na política de pão e circo. O imperador distribuía pão aos pobres e famintos enquanto proporcionava apresentações artísticas regularmente ao povo. Daí a existência dos espetáculos de carnificina no coliseu, onde gladiadores e animais ferozes, tais como leões, lutavam até a morte ou até garantir a sua sobrevivência. Deste modo os plebeus eram entretidos com o sofrimento, com a luta alheia, esquecendo-se da própria realidade. Era nesse clima de distração que a sociedade romana vivia. E eu vos pergunto: "Será que algo mudou no sistema político brasileiro atual sabendo que existe o Bolsa-família mensalmente e os espetáculos de futebol fielmente exibidos quase diariamente?" Este blog será um espaço para TEXTOS, REFLEXÕES e HUMOR. Podem vir sob forma de crônicas, críticas, dissertações, poesias e até imagens. Em pleno o século XXI, não dá mais para se comunicar apenas textualmente = estaticamente. Buscarei um misto entre a formalidade das palavras clássicas e estilos antigos de escrever, com o que há de mais atual em termos de intertextualidade e é óbvio, muita CRIATIVIDADE.


PARTE HISTÓRICA:


Pão e Circo 

Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta. 

VEJA COMO É HOJE NA CIDADE DE ENCANTO

A Sociedade encantense se mantem em ordem, com base numa sociedade de todos. O que acontece de diferente é que O IMPERADOR não distribui pão aos pobres enquanto isso contrata grandes bandas, inicia obras, mas, Educação, Saúde e boa qualidade de vida ou assistência ao povo não caminha junto nessa gestão.Vivemos num mundo onde cada cidadão luta para sobreviver e ajudar uns aos outros como verdadeiros irmãos, e que são esquecidos em sua maturidade, essa é a mais pura realidade do povo da cidade de Encanto.

O tempo da escravidão já passou, não é mais tempo do povo de Encanto ficar subordinado e sofrendo se são pessoas libertas. Muitos filhos de Encanto migraram para outras cidades em busca de melhores condições de vida, um acontecimento inédito é que neste dia 31 de maio, O IMPERADOR ordenou que o CIRCO que iria passar um tempo na cidade de Encanto ao lado da Praça de eventos, se retirasse da cidade pois o povo de Encanto está PASSANDO FOME e não precisam de CIRCO. Isso prova que o IMPERADOR reconhece que o povo necessita e muito de ajuda, mas, não faz absolutamente nada para saciar a fome os mais necessitados, mais uma resposta que dar ao povo em troco do que lhe foi dado o PODER de representar o próprio povo.

O povo de Encanto precisa confiar não numa palavra de um homem, mas num homem de palavra, por isso torna-se necessário que sejamos reconhecedores dos nossos direitos e deveres e que cada um não tenhas medo de deixar para as gerações vindouras o melhor de si, ou seja, sejamos firmes e fortes para que o amanhã seja abençoado pelo criador para todos os filhos de Encanto.

Outras notícias a qualquer instante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário